Tik Tok X Facebook: denúncias de difamação e plágio

ANÚNCIO

A empresa Tik Tok, divulgou por carta aberta, a acusação de plágio e difamação pela empresa norte-americana, Facebook. Segundo o CEO da filial chinesa, Kevin Mayer, a sua companhia está passando por “dificuldades complexas e inimagináveis”

A trama do embate entre a dona do Tik Tok, ByteDance, e os Estados Unidos deu-se inicialmente por questões geopolíticas. O presidente norte-americano Donald Trump, afirmou o interesse por banir a rede social do país por impasses com a China e os usuários do aplicativo.

ANÚNCIO

Além de enfrentar o problema de perder o público americano, o dono da Tik Tok afirma que o Facebook criou duas novas ferramentas, o Lasso e o Reels, ambas de vídeos rápidos e dinâmicos, a mesma proposta já trazida pela rede social chinesa.

Tik Tok X Facebook: denúncias de difamação e plágio
Fonte: (Reprodução/Internet)

Problemas com Donald Trump

Os conflitos da ByteDance se ampliam por episódios com o presidente republicano, Trump. Recentemente, Trump teve o seu comício boicotado por usuários da rede social. O evento em Tulsa, teve os ingressos retirados gratuitamente pela internet.

Os adolescentes do Tik Tok se organizaram e retiraram muitos ingressos. A equipe de organização da campanha do presidente logo se empolgou, e esperaram um sucesso de público no comício. Nem metade dos esperados estiveram no estádio.

ANÚNCIO

Além disso, Trump acredita que o aplicativo chinês arquiva dados pessoais de cidadãos americanos e os divulga ao governo da China. Por isso, o presidente dos EUA afirmou que iria banir o aplicativo do território americano.

Posicionamento do TikTok

O CEO, Kevin Mayer está tentando manter a plataforma disponível nos Estados Unidos e a defendeu. Primeiramente, disse que está criando um fundo de US$ 200 milhões para os criadores da plataforma, e que em até 2023 a previsão é de que o valor atinja US$ 1 bilhão. E finalizou esta questão afirmando que os americanos poderão tirar proveito econômico da mídia social.

Além disso, foi argumentado que o Tik Tok impulsiona a repercussão de diversas músicas, e assim possibilita que o mercado musical americano cresça. A canção “Say So” de Doja Cat, por exemplo, viralizou drasticamente após ser utilizada por membros do Tik Tok.

Por fim, destacou que o Facebook copia a plataforma. “O Facebook está nos imitando pela segunda vez, depois de sua primeira tentativa falhar rapidamente”, Mayer se refere ao Lasso, e conclui “No Tik Tok, nós apreciamos a competição. Acreditamos que, quando justa, ela nos faz melhorar”.

Resposta do Facebook

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, no Congresso americano, disse que o Facebook é uma empresa orgulhosamente americana que, diferentemente da rival chinesa, preza pelos valores ocidentais de liberdade e democracia. Desse modo, o bilionário defendeu a sua plataforma e concordou com o posicionamento dos EUA em relação ao Tik Tok.

ANÚNCIO