Trump quer proibir uso do TikTok nos EUA – Entenda o motivo

ANÚNCIO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (1/8), que irá banir a plataforma digital TikTok, do país.  A principal motivação, seria de que, segundo autoridades de segurança dos EUA, a rede social da empresa chinesa ByteDance, pode coletar dados de cidadãos americanos e enviá-los ao governo da China.

Além disso, parte da declaração advém de que internautas do aplicativo e fãs de K-POP, boicotaram o comício realizado por Trump, na cidade de Tulsa, em Oklahoma, no sábado de 20/07.

ANÚNCIO

Trump quer proibir uso do TikTok nos EUA - Entenda o motivo
Fonte: (Reprodução/Internet)

Boicote ao comício

O comício agendado na cidade de Tulsa, por parte de Trump, possui um significado político. Em meio a vários protestos repudiando a violência policial contra os negros, a cidade já foi palco de um massacre em uma das comunidades negras mais famosas, conhecida por “Wall Street Negra”. Brancos invadiram e destruíram a comunidade em 1921.

Por este motivo, Trump teria escolhido a cidade para o evento, já que, os atuais moradores são possíveis votantes do presidente. Os ingressos para o comício são reservados pela internet e gratuitamente. Os usuários do TikTok então se reuniram e reservaram a maior quantidade possível de registros.

A organização da campanha de Trump gloriava o grande número de reversas para o comício e se prepararam para a recepção de grande porte, utilizando do dinheiro reservado ao processo para a reeleição.

ANÚNCIO

Quando chegado o momento do comício, cerca de 6.200 pessoas apareceram na BOK Center Arena, segundo um porta-voz do Departamento de Bombeiros de Tulsa.

Compartilhamento de dados americanos à China

Outra motivação para a proibição do aplicativo nos Estados Unidos, é de que a China estaria coletando informações de cidadãos estadunidenses para o governo.  A China já é uma grande rival dos EUA em vários quesitos, principalmente em embates comerciais, e na recente determinação de Trump do fechamento do consulado da China no Texas.

O TikTok sempre negou que envia dados de usuário para o governo chinês e se pronunciou dizendo que seguiria o alto nível de transparência. “Não somos políticos, não aceitamos publicidade política e não temos agenda, nosso único objetivo é permanecer uma plataforma dinâmica e vibrante para que todos possam desfrutar”, disse Kevin Mayer, CEO da TikTok.

Tentativa de “americanizar” o TikTok

A empresa americana, Microsoft está em negociações para comprar a recente gigante chinesa. Segundo a agência de notícias Reuters, a ByteDance teria aceitado vender o controle do programa à Microsoft.

ANÚNCIO