Pandemia – Governo do Irã esconde maioria das mortes

ANÚNCIO

BBC News Persa divulga investigação que desmente dados de números de mortos por Covid-19 no Irã. Segundo a investigação, os números de infectados mortos pelo vírus no país não corresponde a verdadeira soma de vítimas.

A referência de mortos comunicados pelo Ministério de Saúde do governo iraniano até o mês de junho chega a 14.405, enquanto as informações da reportagem da emissora britânica aponta que esse número alcança ao menos 42 mil mortos. Na totalidade, correspondendo ao triplo dos registros oficiais do país.

ANÚNCIO

Lideranças que governam o país escondem dados para evitar a responsabilização após o patrocínio de aglomerações enquanto autoridades de saúde e Organização Mundial de Saúde já haviam declarado a pandemia.

Pandemia - Governo do Irã esconde maioria das mortes
Fonte: Reprodução/Internet

“Mais de 40 mil mortos” acusa investigação de emissora

Uma investigação realizada pela emissora britânica BBC News Oriente Médio, acusa o governo iraniano de ocultar real número de mortos que apresentaram sintomas de infecção pelo novo coronavírus.

Conforme a reportagem o número pode aproximar-se do triplo de vítimas 42.000 morto, contrariando os números oficiais de doentes e mortos divulgados em meados de julho pelo país liderado pelo presidente xiita Hassan Rohani.

ANÚNCIO

Outros dados também apontam divergências com registros do governo iraniano. Segundo o país os infectados pelo vírus chegam a 278.827, enquanto esse número poderá chegar a 451.024 pessoas de acordo com a emissora de TV.

Irã é a nação mais atingida pela pandemia no Oriente Médio

Ainda que os líderes escondam registros verdadeiros das vítimas fatais do novo coronavírus, o país já é considerado o mais impactado pela pandemia em todo o Oriente Médio. Em maio o presidente Rohani fez um comunicado mencionado que a nação estava perto do “controle” da curva de infectados, contrariando os números que apontavam para mais de 2.000 casos registrados em menos de 24 horas na ocasião.

Como a investigação foi realizada?

As informações publicados chegaram por uma fonte anônima que afirmou ter a necessidade de compartilhar o que realmente está acontecendo, independente de “jogos políticos”. Nele são explicitados dados de pacientes que estão internados em hospitais no país, expondo características de idade, sexo e doenças que podem agravar os sintomas das vítimas infectadas.

Quais os motivos do encobrimento de mortos?

Aglomerações patrocinadas pelo governo iraniano e aniversário da Revolução Islâmica (1979) coincidentes com as eleições parlamentares durante a pandemia são alguns dos motivos que constituem o encobrimento de mortos pelo novo coronavírus no país.

Segundo Ali Khamenei, aiatolá e líder supremo da nação, adversários estavam querendo minar as eleições, tendo como justificativa a situação crítica mundial.

ANÚNCIO