Táxis aéreos devem iniciar operação na Espanha em 2022

ANÚNCIO

Recentemente, a autoridade de navegação aviária da Espanha, Enaire, divulgou que possui interesse em iniciar a operação local de táxis aéreos em Santiago de Compostela, e em Barcelona, já em 2022.

De acordo com Ángel Luis Arias, diretor-geral da Enaire, é necessário transferir a mobilidade urbana para uma dimensão a mais, porém do modo mais sustentável e eficiente que puder ser.

ANÚNCIO

Ángel Luis Arias ainda ressaltou que a agência já atua em trabalhos da Europa que dizem respeito a utilização de automóveis aéreos com deslocamento mais reduzido, a fim de realizar transportes de humanos e de objetos.

Táxis aéreos devem iniciar operação na Espanha em 2022
Fonte: (Reprodução/Internet)

Programa de táxis-aéreos será parte do Horizon 2020

Atualmente, a Enaire já se encontra atuando em duas propostas que são financiadas pela União Europeia (UE) e pertencentes da Horizon 2020. Tal plano de trata de um programa de inovação e pesquisa da UE que promete novidades, partidas de laboratórios, para o mercado.

O primeiro projeto é liderado pela Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, enquanto o segundo é pela Eceris, empresa multinacional de tecnologia. Nos últimos anos, empresas como a chinesa Ehang e a startup alemã Volocopter fizeram transporte de passageiros com sucesso.

ANÚNCIO

De acordo com o que a Enaire, a principal ideia da iniciativa é disponibilizar os veículos voadores em 2022 na Espanha, com a companhia sendo responsável por administrar os voos dos primeiros táxis-aéreos do país. A Horizon não atuará diretamente na realização dos testes dos carros.

Protótipos de veículos voadores já estão em testes

Em julho passado, a empresa de tecnologia espanhola Tecnalia lançou um protótipo de táxi aéreo monopolar sem piloto. Este táxi pode transportar pessoas ou carregar no máximo 150 kg, altitude de cruzeiro entre 100 metros e 300 metros, e pode percorrer 15 quilômetros em 15 minutos.

Caso as expectativas dos pesquisadores sejam atendidas, peregrinos e turistas do país irão poder utilizar uma nova alternativa de transporte, caso queiram, para apreciar as arquiteturas urbanas locais de outro ângulo.

ANÚNCIO