Seca no rio Paraguai impede navegação de barcos e afeta a economia do país

ANÚNCIO

O rio Paraguai tem apresentado uma queda histórica em sua vazão registrando o nível mais baixo de água em 51 anos. A forte seca que atravessa a região é resultado das drásticas mudanças climáticas ocorridas no Pantanal neste ano. 

Isso se deve ao fato de que o rio nasce no Mato Grosso, e a escassez que tem atingido essa região e todo o bioma, responsáveis pelo abastecimento do rio Paraguai, tem afetado diretamente a navegação de barcos e trabalhadores locais. 

ANÚNCIO

Além disso, o rio percorre brevemente o Paraguai, a Bolívia e deságua no rio Paraná, e por último despeja suas águas na bacia do rio de Prata. O nível da água além de consequências ambientais, também afetou as atividades portuárias. 

Seca no rio Paraguai impede navegação de barcos e afeta a economia do país
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Sem profundidade, navios comerciais ficarão ancorados

Na última quinta-feira (22), o rio foi medido no porto de Assunção e atingiu a mínima histórica do padrão hidrométrico, assinalando 4 a 8 centímetros abaixo da média. Além da taxa de profundidade caindo três centímetros por dia.

Durante a análise na região, foi identificado que em certos ponto não há mais profundidade suficiente para a locomoção de navios comerciais transportadores de grãos, combustíveis e minérios de ferro, o que afeta imediatamente a economia do país. 

ANÚNCIO

As chuvas que têm chegado ao país não estão sendo suficientes para o abastecimento do rio, e segundo o governo paraguaio, caso a situação continue assim nos próximos dias, os navios terão que ficar ancorados no porto. 

País é destaque em frotas fluviais e na exportação agrícola 

O Paraguai tem se saído bem na contenção da pandemia do coronavírus, sendo ele o país que expressou o melhor desempenho contra a Covid-19 no continente americano. Por outro lado, sua economia passa a ser ameaçada com a queda das importações e exportações. 

Conforme divulgado pelo Ministério do Comércio, o país registrou que por meio do seu principal transporte, o fluvial, foram realizadas 52% de importações e 73% de exportações de produtos em 2019, sendo a China o grande parceiro comercial. 

Por possuir uma das maiores frotas fluviais, é capaz de transportar contêineres até o continente asiático, mediante as águas de seu rio. O território paraguaio é um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas.

ANÚNCIO