Neurociência aponta cinco técnicas para estimular a memória

ANÚNCIO

Segundo estudo Brain Bytes do cientista americano Eric Chudler, evidências neurocientíficas indicam a influência positiva de estimular a memória na saúde geral do cérebro. Chudler compartilhou com o portal BBC News um guia com dicas de memória para todas as pessoas. 

As técnicas do cientista que ajudam a estimular o cérebro são a visualização, a associação, o método de loci, a musicalização e o processo de transformar listas em frases. . É necessário impulsionar o pensamento crítico e associar conhecimentos e experiências. 

ANÚNCIO

Vale ressaltar, que o procedimento de memorização envolve aprender e tornar o aprendizado em hábito. Pois, apenas reproduz o que é transmitido não é uma forma de aprender nem de fixação na memória

Neurociência aponta cinco técnicas para estimular a memória
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Visualizar e associar são os principais para memorizar

A primeira dica apresentado é o ato de visualizar, que é indicado para aqueles que precisam fazer algo muito importante mas acabam esquecendo com o tempo. O ideal, conforme Bytes explica, é visualizar mentalmente o que precisa ser feito mas de maneira “peculiar”. 

O exemplo sugerido por ele é colocar na imagem visualizada coisas completamente mirabolantes associadas com aquilo que você não pode esquecer. Dessa forma, o cérebro irá criar novas conexões cerebrais entre o que é preciso lembrar e o que foi visualizado mentalmente. 

ANÚNCIO

Essa técnica serve também durante alguma leitura, visualizar aquilo que está sendo lido aumenta as chances de memorização. Enquanto isso, a estratégia da associação é aconselhável pelo pesquisador quando é preciso lembrar de vários tópicos.

Associar esses tópicos com coisas semelhantes ou significativas a pessoa, pode contribuir para uma memória de longo prazo, além de separar em partes os números que precisam ser lembrados ou atribuir a eles particulares que só quem precisa lembrar entende do que se trata. 

Método de loci, musicalização e listas

Sobre o método de loci, que em italiano significa ‘lugar’ é usado como a junção das duas dicas já comentadas. Ao mesmo tempo que se visualiza o que é preciso lembrar é necessário conectar a visualização utilizando conceitos, palavras ou figuras pessoais. 

Além disso, os especialista garante que a musicalização transforma memórias de curto prazo em longo prazo, a medida que são reproduzidas por melodias simples e repetitivas com alguma palavra diferente nelas, que cause uma certa estranheza. 

E por último, foi apresentado pelo pesquisador a técnica de transformar listas em frases. Para ele, quanto mais absurdo for as frases, mais fácil as pessoas conseguirão memorizá-las. As ferramentas podem ser alternativas para melhorar memória, mas no caso de doenças patológicas um médico deve ser consultado para prescrever um tratamento.

ANÚNCIO