Os riscos de esquentar comida no micro-ondas – Faz mal ou não?

ANÚNCIO

Desde quando o micro-ondas foi criado existem rumores sobre a radiação usada pelo o aparelho. Algumas pessoas falam que o uso do micro-ondas é maléfico que até pode causar a morte do usuário. Com isso, existem pessoas não o utilizam por conta de riscos a saúde.

Existem pesquisas que afirmam que o uso de micro-ondas não faz mal à saúde, porém outros pesquisadores acreditam que sua utilização é maléfica.

ANÚNCIO

Na dúvida, o que já se sabe é que existem produtos adequados a serem utilizados no micro-ondas e outros com componentes que realmente podem ser prejudiciais à saúde.

Os riscos de esquentar comida no micro-ondas - Faz mal ou não?
Fonte: (Reprodução/Internet)

A radiação do micro-ondas

Estudo da OMS mostrou que a utilização do micro-ondas para esquentar comida não faz mal. Mesmo durante a gravidez, o aparelho não traz nenhum risco ao bebê e a mãe.

A radiação é refletida pelo material metálico contido em seu interior, mas os raios não se espalham. Além disso, a radiação não fica contida nos alimentos, pois o aquecimento acontece pelas partículas de água e não pelos raios.

ANÚNCIO

Por isso, comidas mais delicadas, como papinhas de bebê e mamadeiras podem ser esquentadas tranquilamente.

Como o micro-ondas pode afetar a saúde

A radiação utilizada no micro-ondas já é estudada por vários anos, e a mesma é usada em celulares, televisões e radares. Entretanto, a radiação contida nesses aparelhos não são maléficas ao ser humano.

A partir do momento que um novo eletrônico é lançado ao mercado, os níveis de radiação devem estar aos níveis indicados, se não estiverem, o produto não poderá ser lançado. Portanto, para a radiação do micro-ondas atingir a saúde de uma pessoa, ela deve estar acima do nível de estimado pela OMS.

Caso isso acontecesse, a radiação poderia afetar partes mais delicadas do corpo humano, como olhos e testículos. Mesmo assim, o utilizador teria que estar exposto por muito tempo para ser afetado.

Dispositivos para proteção humana

Por utilizar a radiação como um meio de aquecimento, o micro-ondas tem seus meios de proteção. O design desenvolvido do produto, é justamente para que a radiação contida, não tenha nenhum contato com o exterior.

O vidro é um objeto intermediário para que a radiação tenha contato com o exterior, porém para isso não ocorrer, a rede metálica que todos os micro-ondas têm, serve para conter os raios no interior. Mesmo assim, os níveis de radiação são muito inferiores a qualquer norma internacional.

Os riscos de esquentar comida no micro-ondas - Faz mal ou não?
Fonte: (Reprodução/Internet)

Como usar o micro-ondas com segurança

Mesmo com ondas de radiação de baixo nível, ele ainda existe e é importante que os utilizadores tomem algumas medidas protetoras, como:

  • Fechar a porta de forma adequada;
  • Verificar se a grade do vidro não está danificada ou suja;
  • Manter o micro-ondas limpo;
  • Utilizar recipientes próprios para o micro-ondas.

O uso de recipientes inapropriados, podem alterar a função tireoidiana. Porém, isso só ocorre quando é utilizado vasilhas de plásticos com o bisfenol A (BPA). Dessa forma, existem materiais que não podem ser utilizados no micro-ondas.

ANÚNCIO