ENEM 2020 – impressão será feita por gráfica que vazou a prova em 2009

ANÚNCIO

Nesta terça-feira (4) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Inep, anunciou nas redes sociais oficiais da instituição que a gráfica Plural será responsável por fazer a impressão das provas do Enem 2020.

Essa mesma gráfica ficou responsável pela impressão das provas do Enem em 2009, ano em que a prova do vestibular foi roubada e eles tiveram que adiar a data do evento por conta das informações que vazaram.

ANÚNCIO

Atualmente, a empresa estava lutando na justiça para obter o contrato de 2020 e na última sexa-feira (31) ela conseguiu a autorização das autoridades e logo em seguida assinou o contrato com o Inep.

ENEM 2020 - impressão será feita por gráfica que vazou a prova em 2009
Fonte: (Reprodução/internet)

Entenda um pouco mais sobre o caso e as novidades da prova do Enem 2020.

As provas do Enem 2009

Em 2009, quando as provas do Enem foram roubadas a polícia federal investigou o caso para saber quem eram os responsáveis pelo roubo. O resultado encontrado foi que as pessoas que roubaram as provas faziam parte de um consórcio contratado pelo Inep.

ANÚNCIO

Por conta disso, a Gráfica Plural não foi considerada culpada pelo vazamento da prova e adiamento do Enem 2009 já que não era responsável pela contratação das pessoas que roubaram o documento.

Ainda assim, as negociações para que eles ficassem responsáveis pela impressão de 2020 foram interrompidas pela justiça, pois estava faltando a comprovação de alguns requisitos de segurança. No entanto, a empresa conseguiu ganhar essa briga e já assinou o contrato.

Vale lembrar que houve essa negociação porque a empresa responsável por fazer as impressões das provas do Enem desde 2009, a gráfica RR Donnelley, decretou falência em 2019. Então, a Valid S.A assumiu o serviço no ano passado, porém a Gráfica Plural apresentou uma proposta mais barata e foi aceita.

O Enem 2020

A prova do Enem 2020 teve a aplicação adiada por conta da pandemia do Covid-19. O MEC anunciou a nova data em que acontecerá o vestibular presencial, que será nos dias 17 e 24 de janeiro do ano seguinte, 2021.

ANÚNCIO