Luta por água – Camponeses mexicanos se revoltam na fronteira com os EUA

ANÚNCIO

Nesta terça-feira (8) centenas de agricultores ocuparam uma barragem no Estado de Chihuahua e ameaçaram desencadear novas tensões diplomáticas com os EUA. O motivo principal foi o abastecimento de água no Estado de Chihuahua, no noroeste do México. 

Na terça, os agricultores foram armados com tacos de beisebol e ferramentos de cultivo para a barragem de La Boquilla. Os produtores afirmaram que precisavam da água para fazer seus campos produzirem em meio a forte seca que tem atingido a região. 

ANÚNCIO

Algumas autoridades se manifestaram acreditando que por trás desse protesto há uma manipulação política por parte de grupos de oposição, como também a pressão de poderosos produtores de nozes e alfafa, plantações que dependem excessivamente do recurso. 

Luta por água - Camponeses mexicanos se revoltam na fronteira com os EUA
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Relações diplomáticas com os EUA

O conflito pela água nesta região do nordeste do México envolve relações diplomáticas com os EUA, devido a assinatura de um tratado internacional de águas ocorrido em 1944, o qual foi ratificado pelo México um ano depois. 

O tratado consiste na divisão das águas do Rio Colorado e do Rio Grande entre os dois países. Segundo este acordo, os EUA se comprometeu a entregar anualmente 1,8 bilhão de metros cúbicos de água do Rio Colorado ao México. 

ANÚNCIO

Ao passo que o Governo mexicano também deveria entregar 2,2 bilhões de metros cúbicos ao Rio Grande a cada cinco anos. Porém, o que estava sendo notificado é o descumprimento desse tratado pelas duas regiões. 

Confronto com a Guarda Nacional 

A tensão na fronteira no último terça-feira (8), foi intensiva quando houve um confronto com membros da Guarda Nacional mexicana e, com isso, duas pessoas morreram e  várias ficaram feridas, entre eles cinco soldados. 

A Guarda Nacional mexicana se pronunciou publicamente nesta quarta (9) informando que seus oficiais foram atacados por civis armados em vários veículos, que os atacaram com armas de fogo, e por conta disso, a Guarda teve que reagir em sua defesa. 

A Instituição também informou que prendeu três pessoas, as quais estavam portando granadas de gás lacrimogêneo e um carregador de arma de fogo. Ao mesmo tempo que as autoridades iniciam a averiguação dos fatos, os camponeses continuam protestando na fronteira.

ANÚNCIO