Incêndio atinge hospital do Rio de Janeiro e pacientes são transferidos

ANÚNCIO

Na manhã desta terça-feira (27), um incêndio atingiu o prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso, localizado na zona norte do Rio. As chamas começaram a surgir por volta das 9h40 da manhã e resultaram na morte de três pessoas, duas delas com Covid-19. 

O prédio atingido era o responsável pelas internações da maioria dos pacientes. Cerca de 143 pessoas tiveram que ser transferidas para outros hospitais. Entre os pacientes internados estavam as duas mulheres que morreram, uma de 42 anos e outra de 83 anos. 

ANÚNCIO

O processo de deslocamento dos enfermos para outras unidades de saúde contou com a colaboração de unidades estaduais, unidades municipais públicas e hospitais particulares. Uma outra parte dos pacientes também recebeu alta e foi para a casa. 

Incêndio atinge hospital do Rio de Janeiro e pacientes são transferidos
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Pacientes são retirados e borracharia oferece amparo 

Quando o incêndio começou a se dilacerar pelo prédio, o Corpo de Bombeiros da região foi acionado e os profissionais e trabalhadores da saúde passaram a mover todos que estavam no prédio para o lado de fora do hospital. 

Entre os retirados, estavam pessoas diagnosticadas com Covid-19 até bebês recém nascidos. Muitos tiveram que ser locomovidos a pressa ainda com aparelhos respiratórios para as ruas. Uma borracharia próxima ao hospital ofereceu amparo aos doentes e aos funcionários. 

ANÚNCIO

As chamas foram contidas pela equipe de bombeiros durante todo o dia, e as causas do acontecimentos ainda são desconhecidas. Porém, o que se sabe é que o hospital não possui certificação do Corpo de Bombeiro.

Incêndio começou no subsolo e interditou Avenida Brasil 

O foco principal de contenção do fogo foi a ala das internações e emergências, com o intuito de evitar que os cilindros de oxigênio explodissem e consequentemente afetasse outras áreas. Sabe-se que o incêndio se iniciou no subsolo, e se estendeu pela área de almoxarifado, onde eram armazenadas fraldas que facilitaram a dispersão das chamas. 

O Hospital Federal de Bonsucesso é próximo às margens da Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade, que teve que ser interditada por um momento para que muitas equipes socorristas chegassem ao Hospital mais rápido, inclusive, alguns bombeiros vieram de helicóptero. 

A unidade de saúde é a maior do RJ em volume de atendimentos, e para evitar que mais doentes fossem atendidos, o hospital decidiu esvaziar os que se encontravam também no prédio 2, cujos pacientes eram internos da UTI neonatal e da ala da maternidade. 

ANÚNCIO