Pandemia: Alemanha e França retomam lockdown e outras medidas de segurança

ANÚNCIO

Nesta quarta-feira (28) os governos federais da Alemanha e da França anunciaram o seu segundo lockdown, uma de maneira total e outra parcial para conter o avanço do coronavírus no país, tendo em vista que a segunda onda da doença tem se expandindo pela Europa. 

A implementação de novas medidas ocorreu nesta semana, a qual tem registrado um número alto de novos casos de Covid-19 em todo o território europeu. O número de diagnósticos tem superado a quantidade de casos identificados no primeiro semestre. 

ANÚNCIO

O intuito dessas medidas é para que seja evitado um colapso no sistema de saúde, como ocorreu nos primeiros meses de pandemia. Bares e restaurantes estarão fechados temporariamente, enquanto escolas permanecem abertas. 

Pandemia: Alemanha e França retomam lockdown e outras medidas de segurança
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Alemanha regista 15 mil novos casos em 24h e foge do controle

A Alemanha determinou que a partir de segunda-feira (2), bares, restaurantes e outros estabelecimentos terão que ser fechados. Em contrapartida, as escolas e alguns comércios funcionarão, mas deverão seguir medidas de segurança e de distância. 

Enquanto isso, a orientação de Angela Merkel, chanceler da Alemanha, é para que todos permaneçam o máximo possível em casa. Durante reunião com outras autoridade do governo, Merkel disse que o número de casos de Covid-19 no país aumentou rápido demais e que o contágio do vírus fugiu do controle, foram 15 mil novos casos em 24h

ANÚNCIO

“Estamos agora em um ponto em que, pela média nacional, não sabemos mais de onde vieram 75% das infecções. Só conseguimos verificar 25%”, justificou Merkel em conferência em Berlim. 

França retoma lockdown e pede justificativa para quem sair de casa 

Por outro lado mas tendo os mesmos empecilhos, o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que a melhor alternativa para o país neste momento é a retomada de medidas como o fechamento dos comércios em sua maioria e a exigência de uma justificativa para quem andar nas ruas. 

As instituições escolares poderão ficar abertas, mas tendo que cumprir uma listagem de protocolos que ainda não foi esclarecido pelo governo francês. As autoridades francesas ressaltaram a importância de focar nas atividades públicas e na produção industrial, a fim de manter a economia controlada. 

Segundo o presidente, o comércio poderá reabrir após 15 dias, caso as primeiras semanas de lockdown correspondam às boas expectativas do governo. O pronunciamento de Macron aconteceu de forma televisiva, focando que a segunda onda na França será mais dura e mortal que a primeira. 

ANÚNCIO