Home office pode virar nova tendência de crescimento no mercado de trabalho

ANÚNCIO

Após muitos funcionários serem obrigados a trabalhar em suas casas durante o distanciamento social, a modalidade de trabalho remoto teve um crescimento considerável no Brasil. Tal medida foi uma das principais para controlar a proliferação da Covid-19 no Brasil e no mundo.

Desde o início da pandemia, inúmeras companhias tiveram que adotar o chamado home office para evitar a demissão em massa de seus trabalhadores. Mesmo com esta alternativa, muitos ainda assim foram afastados por não conseguirem atuar como antes.

ANÚNCIO

De acordo com o estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios”, a modalidade de trabalho remoto deve perdurar mesmo após a pandemia do novo coronavírus, com uma previsão de aproximadamente 30%.

Home office pode virar nova tendência de crescimento no mercado de trabalho
Fonte: (Reprodução/Internet)

Modalidade de trabalho à distância pode estar virando definitiva

A pesquisa foi desenvolvida pelo coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais, André Miceli, da Fundação Getúlio Vargas. Com o trabalho em casa, as pessoas passaram a mais produtivas. Segundo o coordenador, os líderes corporativos precisam ser motivados a revisarem seus métodos internos a fim de adotarem a tecnologia. 

“Todos os levantamentos que temos mostram que a produtividade aumenta no mínimo 20%. Os gestores percebem que o subordinado não precisa ser supervisionado para ser produtivo” completou Wolnei Ferreira, diretor-executivo da Sobratt.

ANÚNCIO

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os trabalhos em casa, bem como em outros ambientes compartilhados, tal como o coworking, cresceu 21,1% de 2017 a 2018. 

O home office para o pesquisador, comprovou ser eficaz ao estimular a economia de outra maneira, enquanto possibilita as pessoas a trabalharem sem que sofram com reduções de pagamento. Com o cenário da pandemia, o especialista ressaltou ser necessário ser flexível, especialmente no aspecto corporativo, pois o momento é de instabilidade.

Números de pequenos comércios podem crescer com trabalho remoto

A reestruturação do trabalho pode permitir que o número de pequenos comércios autônomos aumente. A expectativa é que, para 2020, movimentos já existentes no mercadejo fiquem ainda mais potentes, como o comércio de agenciadores necessitados que movimentam a economia local.

Vantagens por um lado, desvantagens de outro. Embora traga vantagens sob o aspecto econômico e empresarial, o home office sobre atualmente uma pressão judicial por regulamentação. Isso porque a produtividade pode estar associada ao desempenho de horas extras não regulamentadas de funcionários. 

ANÚNCIO