Ano novo: confira as tradições mais populares para a virada no Brasil

ANÚNCIO

Com o Ano Novo se aproximando, é comum já ter diversos brasileiros em busca de realizarem suas simpatias ou tradições que visam atrair boas vibrações para os 365 dias que seguirão, além do que almejam.

Também conhecido como Réveillon, a festa de final de ano é celebrada a nível global, com as pessoas aproveitando os dias que o antecede para pautar objetivos, tanto pessoais quanto profissionais. 

ANÚNCIO

Os motivos para realizarem as práticas podem ser os mais variados possíveis, porém, é comum que países possuam seus costumes mais próprios, como é o caso do Brasil, que possui suas tradições mais populares

Ano novo: confira as tradições mais populares para a virada no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

Mar é um dos palcos mais utilizados para as tradições

Várias das práticas mais realizadas do país incluem o mar de alguma maneira, incluindo duas das mais comuns. Sendo baseada em culturas de países da África, o costume de pular sete ondas, na véspera do Ano Novo, é acompanhado de agradecimentos e pedidos a cada salto.

A outra, também bastante realizada, concerne Iemanjá. É normal que em cidades litorâneas, exista o hábito de presentear a entidade protetora das águas. As ofertas podem ser itens banais, como espelhos e colares, que são fornecidos em troca de paz e prosperidade no ano que se inicia.

ANÚNCIO

“Na Nigéria, o ritual a Iemanjá é feito no dia 2 de fevereiro (assim como na Bahia), mas ele também ocorre no Brasil durante os últimos dias do ano e na véspera de Ano Novo”, explicou o professor da Unirio Zeca Ligiéro, autor de livros sobre tradição e performance afro-brasileira.

Comidas e bebidas também complementam as festas

É normal que, do sul ao norte do país, os brasileiros utilizem comidas e bebidas em suas comemorações tradicionais. Um exemplo do uso de alimentos diz respeito à mania de comer lentilhas ou sementes de romãs em lugares altos, como em cima de cadeiras, mesas ou escadas.

Comumente utilizado em jantes nobres, o champagne remete a festas e riqueza. Segundos os supersticiosos, é preciso fazer um brinde e beber uma taça de champagne logo na virada de ano, a fim de simbolizar, bem como atrair, prosperidade financeira na nova fase que se inicia.

Atrativos podem variar conforme cores de vestimentas

A mania de utilizar vestimentas brancas no evento foi primeiramente propagada por adeptos ao Candomblé como uma maneira de procurar por purificação e proteção para o ano seguinte. No ocidente, a cor representa paz e é muito utilizada em rituais referentes à transição ou espiritualidade.

No entanto, apesar da roupa branca, outra tradição brasileira bastante efetuada é a de utilizar as “roupas de baixo” conforme o desejo da pessoa. Isso significa que, a partir de uma lista indicando o que cada coloração atrai, o brasileiro escolhe a cor que sua roupa íntima será.

ANÚNCIO