Hackers invadem sistema do STJ e site suspende suas atividades

ANÚNCIO

Nesta quarta-feira (4), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunicou que sofreu um ataque hacker nesta semana. Segundo a investigação, comandada pela Polícia Federal, a afronta diz respeito a rede de tecnologia da informação do site.

Com o site suspenso, segundo a publicação, as demandas urgentes irão ser agrupadas na Presidência do STJ, pelo menos até a próxima segunda-feira (9). É esperado que, até a data imposta, todas as atividades virtuais voltem a normalidade. 

ANÚNCIO

Agora, as petições deverão ser enviadas para o e-mail próprio para isto (protocolo.emergencial@stj.jus.br), para então serem decididas pelo Presidente do Tribunal. É importante ressaltar que, como consequência da pandemia de Covid-19, as sessões de audiências no órgão têm ocorrido apenas de forma digital.

Hackers invadem sistema do STJ e site suspende suas atividades
Fonte: (Reprodução/Internet)

Audiências virtuais também foram suspensas

Como medida de prevenção, o Ministro Humberto Martins, do STJ assinou uma resolução recém-publicada que suspende ou cancela todas as sessões de julgamento e audiências onlines até a próxima semana, seguindo o mesmo prazo imposto para o site voltar com suas operações.

A medida pretende aguardar até que a segurança do tráfego de dados no sistema judicial seja totalmente restaurada. Ministros, servidores, estagiários e empreiteiros que utilizam o sistema judiciário também receberam orientação para não utilizar computadores conectados à rede do STJ, ou mesmo computadores pessoais.

ANÚNCIO

Tribunal encarrega Secretaria para restaurar site

Até então, o site ainda estava fechado. A declaração do tribunal afirmou que a restauração do sistema fornecido pelo mesmo está nas mãos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. No entanto, não há informações mais detalhadas sobre os dados que podem ter sido destruídos com o ataque virtual.

“Para efeito de contagem de prazo nos processos criminais, o período de suspensão será considerado motivo de força maior […] Ainda de acordo com a resolução, as medidas podem ser revistas a qualquer tempo, dependendo do resultado dos esforços para a normalização dos sistemas” afirmou o tribunal.

ANÚNCIO