Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê retomada da economia global pós-Covid

ANÚNCIO

Nesta terça-feira (13) foi divulgado a projeção mais recente do Fundo Monetário Internacional (FMI), que registrou que, devido a pandemia do coronavírus, a economia global poderá encolher 4,4% neste ano e perdurar nesse número mesmo no período considerado “pós-Covid”. 

Este valor é o menor do que o esperado pelo Fundo em junho, quando a projeção era de queda de 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) global. Baseando-se aos dados, a previsão é de uma recessão profunda com uma retomada que poderá ser duradoura e instável. 

ANÚNCIO

A projeção que se tem para 2021 é de um crescimento de 5,2% no PIB mundial, um pouco abaixo dos 5,4% previstos em junho. Esses dados fazem parte do relatório World Economic Outlook (Perspectivas da Economia Mundial), apresentado em Washington.

Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê retomada da economia global pós-Covid
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Retração do PIB atingiu todos os países 

O relatório informa a dificuldade que a economia mundial está enfrentando para voltar a crescer como antes. Com as informações do FMI, houve retração do PIB tanto em economias avançadas quanto em países emergentes e em desenvolvimento, pois o impacto da pandemia na economia foi grande e democrático. 

Os economistas do FMI mostraram que nenhum país foi poupado. Mesmo com a China, primeiro país afetado pela pandemia, que ultimamente vem registrando um forte crescimento no comércio

ANÚNCIO

Ou seja, apesar de algumas economias estarem tentando recuperar os prejuízos e até estarem mostrando resultados satisfatórios, outras economias de países emergentes estão sufocadas, pois o número de casos da Covid-19 permanece presente e alto em países, impedindo a retomada das atividades econômicas. 

Desemprego impede retomada

Mesmo com as medidas de apoio adotadas por vários governos, o FMI acredita que o nível de emprego continuará ainda pior do que antes da pandemia. Em relação ao Brasil, o FMI vê taxa de desemprego de 13,4% neste ano e 14,1% em 2021.

Com isso, o baixo ritmo de contratação tende a aumentar o grau de pobreza e desigualdade no país com o passar do tempo, ocasionando um retrocesso no padrão de vida das pessoas. 

O relatório acrescentou que enquanto a pandemia não for contida por completo, será mais difícil a recuperação das atividades econômicas e a geração de empregos que sustentam essa economia. Logo, ainda há grandes incertezas e riscos para a retomada da economia global.

ANÚNCIO