ONU propõe acordo para restaurar a biodiversidade

ANÚNCIO

A caça, a mineração, a pesca predatória e a derrubada de florestas são atividades humanas que colocam em risco a biodiversidade do planeta para um impacto muito grande no meio ambiente, colaborando para uma extinção das espécies. 

A biodiversidade engloba a variedade de seres vivos existentes na Terra juntamente com os ecossistemas que eles fazem parte. Sendo estes últimos responsáveis por fornecer oxigênio, alimento e água, moradia, proteção e outras vantagens aos animais. 

ANÚNCIO

Segundo dados da Sociedade Zoológica de Londres (ZLS) a vida selvagem diminui drasticamente entre 1970 e 2006, de um índice de 1.0 foi para próximo 0.2. Os dados da ZLS publicados na revista Science Advances indicam que o ser humano é inteiramente responsável pela extinção de várias espécies de mamíferos nas últimas décadas. 

ONU propõe acordo para restaurar a biodiversidade
Fonte: (Reprodução/Internet) 

ONU propõe reconstrução relacional do homem com a natureza

Quanto mais o ser humano intervir na natureza, maior será a aceleração da extinção da fauna e flora em todos os espaços livres. Apesar das sugestões feitas por líderes mundiais como medidas para conter o progresso, nem todas as iniciativas resolverão o problema por completo. 

Foram cerca de 300 espécies de mamíferos extintos nos últimos anos e a projeção tende a aumentar para 500. O secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a Cúpula sobre biodiversidade no dia 30 de setembro, afirmou que a humanidade está travando uma guerra contra a natureza, e que é preciso reconstruir essa relação. 

ANÚNCIO

Baseando-se nessa reconstrução, os países estão sendo notificados para assinar um acordo que restaure a biodiversidade. Este plano possui três objetivos: conservar a diversidade biológica, fazer uso sustentável de seus componentes e repartir de forma justa e equitativa os benefícios derivados do uso de recurso. 

Propostas do plano para restaurar a biodiversidade

  1. Proteger áreas selvagens;
  2. Melhorar a agricultura;
  3. Criar locais mais arborizados nas cidades;
  4. Proteger os habitats marinhos;
  5. Proteger lagos e rios para a vida selvagem;
  6. Reduzir impactos das mudanças climáticas;
  7. Consumir mais plantas para reduzir desperdício de alimentos;
  8. Gerenciar o meio ambiente para colaborar na saúde.

Com o plano em prática será possível reverter o declínio da natureza, mas é preciso empenho e comprometimento para concluir as etapas. O plano visa priorizar a vida selvagem e o clima.

ANÚNCIO