Fase verde: SP se prepara para a reabertura de museus, teatros e eventos

ANÚNCIO

Na tarde desta quinta-feira (24), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) assinou os protocolos de reabertura dos setores culturais da cidade, envolvendo museus, teatros e eventos

Porém, a liberação do retorno dessas atividades culturais só acontecerão quando a cidade de SP avançar para a fase verde do plano estadual de flexibilização. Esse avanço pode acontecer na próxima reclassificação, marcada para o dia 9 de outubro. 

ANÚNCIO

A gestão estadual está organizando da seguinte forma o retorno da reabertura gradual das atividades para que as regiões evoluam para a fase verde é necessário uma estabilidade de 28 dias na fase amarela, logo, uma vez ao mês será avaliado a evolução ou retrocesso das fases. 

Fase verde: SP se prepara para a reabertura de museus, teatros e eventos
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Regras autorizadas e o “Plano de SP”

Na fase verde, as atividades culturais com público em pé devem seguir as regras assinadas nesta quinta-feira (24), em que será permitido a capacidade de até 600 pessoas. Contendo convenções, seminários, workshops, palestras e feiras, as festas continuam temporariamente proibidas.

Eventos que necessitem de mais de 600 pessoas  precisarão de uma autorização especial da gestão municipal, porém o limite máximo é para até 2 mil pessoa. E para os museus, teatros e qualquer outro estabelecimento cultural há normas específicas que precisam ser cumpridas. 

ANÚNCIO

O Plano de SP tem por fim regulamentar a quarentena em todo o estado, com isso foi decidido dividir o território de acordo com as 17 Divisões Regionais de Saúde. Ou seja, a Grande São Paulo foi subdividida em 6 regiões, uma para a capital e outras 5 para as cidades da Região Metropolitana. 

A flexibilização da quarentena é feita de modo diferente em cada uma dessas regiões, sendo elas classificadas por cores, determinando quais locais podem avançar nas medidas de reabertura da economia.

Expectativa para a fase verde de reabertura

Desde o dia 11 de setembro todo o estado de São Paulo está na fase amarela de classificação do plano de controle regido pelo estado. Tal a qual permite o funcionamento de bares, restaurantes, comércio e outras atividades não essenciais. 

A reclassificação estadual da mudança de fase mais permissiva, agora para a fase verde conforme as expectativas das autoridades, só acontecerá no dia 9 de outubro. Sendo possível a reabertura de eventos, convenções e atividades culturais com público em pé. 

A fase verde, que significa abertura parcial, é a penúltima fase da gestão de controle de permissão e reabertura das atividades econômicas. No momento, todas as regiões do estado de São Paulo se encontram na fase amarela, delimitada por fase de flexibilização. 

ANÚNCIO