Aquecimento global – Mapas mostram as consequências do fenômeno na próxima geração

ANÚNCIO

Na última terça-feira (22) durante a Cúpula de Impacto e Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial, foi divulgado mapas das mudanças de temperatura nas diferentes regiões do mundo durante a vida futura das crianças e adolescentes de hoje. 

Foram usados dados do Climate Impact Lab, Climate Central, Washington Post e satélites da Nasa para a reprodução dos mapas. O qual mostrou a drástica mudança de clima global até 2100, afetando a próxima geração, cuja expectativa de vida é de quem tem hoje 10 a 12 anos. 

ANÚNCIO

Um dos mapas projetados, mostrou o pior cenário com recordes de temperatura nos Estados Unidos, Índia e no sul da Ásia. O Fórum Econômico Mundial apontou que os incêndios florestais que ocorreram anualmente em grande escala nos EUA cooperam para as consequências climáticas no futuro da geração americana. 

Aquecimento global - Mapas mostram as consequências do fenômeno na próxima geração
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Aumento de  4° C é o resultado dos impactos climáticos até 2100 

Os impactos climáticos podem se tornar mais graves se governos, empresas e a população não tomarem medidas de responsabilidade social nem demorarem para agir quando os acontecimentos já estiverem saturados, logo, necessitam de mais forças combatentes. 

De acordo com os especialistas apontados pelo Fórum Econômico Mundial, a gravidade que determinados lugares podem sofrer é o aquecimento de mais de 4° C acima dos níveis pré-industriais. Esse resultado é reforçado com os fenômenos que vem acontecendo no mundo todo, como os incêndios florestais devidos ao ‘déficit de umidade’. 

ANÚNCIO

A projeção mostrou em 2100 as temperaturas médias de junho a agosto quase a 38°C em várias partes do mundo. E para evitar o pior cenário foi determinado estado de urgência, e que as soluções mais rápidas devem ser adotadas por empresas e líderes governamentais. 

Mudanças climáticas e medidas adotadas para sua contenção 

As mudanças climáticas incluem temperatura, intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos, como furacões e ondas de calor, em contrapartida, aquecimento global se refere exclusivamente ao aumento da temperatura. 

O aquecimento global atual está ocorrendo mais rápido devido à atividade humana, especificamente com a emissão de grandes quantidades de gases do efeito estufa, como CO2 e metano na atmosfera. 

O Fórum informou que os impactos das mudanças climáticas podem ser evitados se houver a limitação do aquecimento global em menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais. Sugerindo medidas que podem ser tomadas para chegar a esse resultado. 

Entre elas, estão a adoção de políticas climáticas eficazes, a luta contra os esforços de descrédito da legitimidade científica, a remoção de dióxido de carbono da atmosfera ou a sua compensação com o plantio de novas florestas, além do melhoramento dos sistemas de transporte e energia. 

ANÚNCIO