Estados adiam a flexibilização das aulas – Veja a lista

ANÚNCIO

Com alguns segmentos de atividades retornando a normalidade após a flexibilização das medidas de segurança frente a pandemia do novo coronavírus, federações passam a discutir o retorno das aulas presenciais, sendo que em muitos casos existem controvérsias quanto a tomada de decisão.

O fato demonstra que as autoridades locais de secretarias de educação e governadores responsáveis, vêm demonstrando opiniões contrárias a modalidade presencial de aulas. Na capital federal, o retorno estava sendo pretendido para o próximo dia 31 de agosto, mas o mesmo foi impedido após suspensão da justiça do DF.

ANÚNCIO

Redes de escolas públicas e particulares estaduais e municipais estão com aulas interrompidas desde de março. Comunidades escolares vem alegando que o adiamento garante maior segurança aos alunos em relação a contaminação, considerando a demora para queda da curva de casos no país.

Estados adiam a flexibilização das aulas - Veja a lista
Fonte: Reprodução/Internet

A reabertura de comércios locais passou a levantar discussões sobre a flexibilização das medidas de segurança contra o novo coronavírus. Entretanto, o setor escola é um dos mais controversos quando o assunto é a retomada das aulas presenciais. As atividades na modalidade presencial estão suspensas nas regiões brasileiras há mais de cinco meses. 

Como os estados e municípios possuem autonomia para decidir sobre o retorno, ao qual em muitos locais não há um data definida, muitos têm sido opositores, enquanto outras gestões e atores envolvidos no planejamento, estão buscando alternativas para que aconteça a reabertura de forma segura. 

ANÚNCIO

Planejamento e decisão por regiões

O DF foi umas das primeiras regiões a anunciar o retorno do calendário escolar na rede pública de ensino, no final do mês, porém a decisão foi suspensa pela justiça do GDF por tempo indeterminado. 

Em São Paulo, mantém-se a previsão de retorno para 8 de setembro, anunciada pelo governador João Dória. Segundo Dória, essa aconteceria em sistema de rodízio, voltado para pôr em prática com efetividade as medidas de higiene no ambiente escolar. Outro estado que também pretendem retomar no mês seguinte é  Rio Grande do Norte. 

Nas escolas públicas do Rio de Janeiro, as aulas presenciais, estão marcadas para o mês de outubro. 

Região Norte

Na região Norte do país, estados como Amazonas já retomaram as atividades em agosto em procedimento de dias alternados.Os demais estados estão em estado de calamidade decretado até o final do mês, onde muitos estão com planejamento de flexibilização voltado para outros setores distantes da educação.

Região Nordeste

Alagoas está na fase que intenciona o retorno das aulas gradualmente, mas sem um data definida. Enquanto no estado maranhense as aulas para a rede privada retomaram no início do mês. No Piauí a demanda para o retorno fica para meados e fim de setembro, permanecendo proibidos o funcionamento de muitas atividades.

Centro-Oeste

Na maioria das região estão realizados planejamentos de retorno, contudo não há nenhum sinal que indique o retorno do calendário escolar a curto prazo. Isso dependerá muito mais do cumprimento das recomendações de segurança das autoridades governamentais e de saúde locais.

Sul

Rio Grande do Sul e Santa Catarina possuem protocolos de retorno das aulas presenciais para o mês de outubro, em conformidade com a classificação de idade, sendo que no primeiro, a prioridade é a educação infantil. 

Sudeste

Enquanto o estado de São Paulo e Rio de Janeiro já possuem datas definidas para retorno dos alunos às salas de aula, Minas Gerais, elabora planejamento conforme resolução de seguranças de sua Secretaria de Saúde. Espírito Santo, afirma que o governo mantém as atividades suspensas até o próximo dia 31, não divulgando data de retomada, mas que o governo continua analisando o cenário.

ANÚNCIO