Explosão no Líbano causa mortes e deixa milhares feridos

ANÚNCIO

Na tarde de terça-feira (04) os cidadãos que vivem na capital do Líbano, Beirute, foram surpreendidos por uma grande explosão que causou muitas mortes e feridos na região. Além disso, muitas família perderam suas casas e carros.

A explosão começou na Zona Portuária de Beirute, área onde ficavam muitos armazéns. Ao que tudo indica ela aconteceu por conta de 2.750 toneladas de Nitrato de Amônio que haviam sido confiscadas e estavam guardadas em um armazém, sem os cuidados necessários.

ANÚNCIO

Essa substância é usada para produzir fertilizantes e explosivos e estava armazenada naquela zona por um período de 6 anos. A explosão causou um pânico em todos os moradores da região portuária e muitos prédios tiveram suas vitrines e janelas quebradas.

Explosão no Líbano causa mortes e deixa milhares feridos
Fonte: (Reprodução/internet)

Continue neste artigo e entenda um pouco mais sobre essa catástrofe. Veja também alguns vídeos do momento da explosão que os moradores de Beirute divulgaram em suas redes sociais.

Pronunciamento das autoridade do Líbano

Michel Aoun, presidente do Líbano, se pronunciou e disse que a capital do país irá declarar um estado de emergência por pelo menos duas semanas. Falou ainda que ter toda essa quantidade de nitrato de amônio armazenadas por 6 anos sem a segurança necessária é algo inaceitável.

ANÚNCIO

Além do presidente, o ministro da saúde, Hamad Hasad, também se pronunciou em relação às vidas que foram perdidas. Ele comentou que o país está diante de uma catástrofe e que o governo precisará de um tempo para conseguir calcular todo o dano que a capital sofreu.

“Há muitos desaparecidos. As pessoas estão perguntando ao departamento de emergência sobre seus parentes e é difícil procurar à noite porque não há eletricidade”, disse o ministro libanês da Saúde à Reuters, uma agência de notícias.

As providências serão tomadas

Além dessas autoridades, o primeiro ministro do Líbano, Hassan Siab, também se pronunciou e declarou que todo o país estará de luto oficial por pelo menos três dias. Ainda no pronunciamento, Hassan disse que o governo irá investigar o que de fato causou essa explosão.

Isso porque, o nitrato de amônio não é explosivo por si só, ele tem a aparência de um pó branco e pode ser solúvel a água sem causar danos, mas desde que ela não esteja aquecida. Então, é preciso investigar para saber o que fez com a explosão começasse.

“Eu prometo que esta catástrofe não passará sem que os culpados sejam responsabilizados. Os responsáveis pagarão o preço”, comentou o primeiro ministro.

Vídeo com a explosão

No vídeo acima é possível ver todos as imagens que foram postadas nas redes sociais de quem estava na região Portuária. Além disso, existem momentos gravados de como ficou a cidade depois da explosão.

Até o momento foram encontrados mais de 4 mil pessoas feridas e pelo menos 100 mortos, mas a cruz vermelha do Líbano informou que esse número ainda não é o total já que muitas buscas estão sendo feitas.

O barulho foi a mais de 200 km

O mais assustador é que a explosão foi tão grandiosa que até em Larnaca, no Chipre, ouviram o barulho da catástrofe. Lembrando que essa cidade fica a mais de 200 km da costa do Líbano. Além disso, alguns barcos que estavam navegando nas proximidades chegaram a ser balançados.

Vale lembrar que a explosão causou a destruição de muitas janelas e vidros dos prédios que estavam a quilômetros de distância do armazém. Então, no momento a capital está tentando se reerguer aos poucos.

ANÚNCIO