Covid-19: SP já tem data para imunização em massa

ANÚNCIO

O Governo do Estado de São Paulo pretende iniciar vacinação em massa já em em janeiro de 2021. Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, 15 milhões de doses de vacina estarão na metrópole até o final do ano.

A vacina em questão é a chinesa CoronaVac da Sinovac Life Science, que atualmente está em período de testes clínicos de terceira fase no instituto brasileiro. 

ANÚNCIO
Covid-19: SP já tem data para imunização em massa
Fonte: (Reprodução/Internet)

Vacina da China em testes

O início da imunização depende da comprovação de eficácia e da autorização da Anvisa. Atualmente, a vacina CoronaVac está na terceira fase de testes clínicos. 

Na atual etapa será realizada a aplicação da vacina em mais de nove mil profissionais de saúde de seis estados brasileiros: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

A escolha dos voluntários se deve por conta de que os mesmos atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, portanto possuem mais chance de serem infectados. 

ANÚNCIO

No caso de resultados positivos, a vacina será liberada ao Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde como afirma Dimas Covas:

“O Butantan tem a obrigação de fazer esse estudo clínico […] A partir dai, é o Programa Nacional de Imunização, que é um programa do Ministério da Saúde, que poderá usar essas vacinas.”

Aplicação no início de 2021

Dimas Covas se diz otimista a respeito de quando a vacina poderá ser aplicada. De acordo com ele, o cenário é otimista e a imunização já poderá ser feita a partir de janeiro:

“Eu sou otimista […] com base nos dados, nos fatos. É uma perspectiva real. É uma perspectiva que tem uma enorme chance de acontecer e a partir de janeiro nós termos essa vacina disponível”.

A CrononaVac será enviada em três partes a partir de outubro. Em outubro, a fabricante chinesa enviará 5 milhões de doses, em dezembro outras 5 milhões e por fim, 5 milhões de doses em dezembro.

Porém, a produção também será feita localmente, visto que a Sinovac Life Science disponibilizará a vacina a granel ao Instituto Butantan em outubro.

Como funcionará uma possível vacinação

No caso de resultados positivos advindos da vacina chinesa CoronaVac e regulamentação pela Anvisa, a ideia é de que a vacina seja uma das primeiras a ser produzida e distribuída pelo SUS.

O diretor do Instituto Butantan afirma que 60 milhões de aplicações iniciais podem ser suficientes para atender a uma imunização em massa, se for utilizada a mesma estratégia da vacinação da gripe.

ANÚNCIO