Entenda porque Chaves deixou de ser reproduzido na televisão

ANÚNCIO

Os programas Chaves, Chapolin e Chespirito deixaram de ser exibidos em TV aberta a partir de 1° de agosto. A série ficou consagrada no Brasil ao ser transmitida pelo emissora de Sílvio Santos, o SBT. No canal, a última exibição aconteceu no dia 31 de julho.

Também a emissora a cabo Multishow que tinha Chaves e Chapolin em sua programação, tiveram que cancelar as exibições. O SBT divulgou ter recebido instruções da emissora mexicana Televisa sobre pendências com a renovação.

ANÚNCIO

Segundo comunicados de imprensa das emissoras, problemas de renovação de contrato por conta de direitos autorais da história, motivaram sua suspensão.

Entenda porque Chaves deixou de ser reproduzido na televisão
Fonte: reprodução/internet

A série Chaves criada e atuada por Roberto Bolaños como protagonista foi ao ar em TV brasileira pela primeira vez em 1984.

Adeus ao Chaves em todas os canais de Televisão

O programa Chaves de autoria do comediante Roberto Bolaños, foi exibido em 1971 pela primeira vez. No Brasil, chegou ao canal SBT em 1984, logo tornando-se um sucesso de audiência na emissora.

ANÚNCIO

Recentemente foi anunciada pelas emissoras brasileiras que detinham direito de transmissão do programa que em breve os seriado não poderiam mais ser reprisados. Outros programas de sucesso como Chapolin e Chespirito também estão fora do ar.

O SBT manifestou consternação com a decisão, mas que ainda pretende chegar a um acordo entre as partes envolvidas nos direitos de reprodução da obra. O seriado está fora de exibição em todos os canais da América Latina, e inclusive do mexicano Televisa por motivos contratuais.

O motivo da decisão

A polêmica está associada aos direitos autorais das obras que estavam divididos entre a família de Bolaños (1929- 2014) e a emissora de TV Televisa. De acordo com informações de Edgar Vivar, que interpretou os personagens Nhonho e Sr Barriga na série Chaves, os direitos não foram pagos após o prazo estipulado em contrato.

Por isso, no momento esses direitos de veiculação ficam em propriedade da família do seu criador, que estão autorizados a cedê-los para transmissão em outros canais, caso possuam interesse em um acordo.

ANÚNCIO