Atividades que reduzem a ansiedade – Descubra quais são

ANÚNCIO

A ansiedade é uma doença (CID 10) similar ao sentimento de preocupação, relacionada ao medo de que aspectos de nossas vidas fujam do controle ou que não saiam conforme o planejamento. Ela é uma emoção que em equilíbrio é vista como natural, porém o seu excesso é que prejudica todo o cotidiano de um indivíduo.

Agindo de forma autônoma no organismo humano quando estamos submetidos a situações estressantes e de perigo, por exemplo, desencadeando uma série de sintomas psicológicos e físicos.

ANÚNCIO

Em situações de desequilíbrio é importante que se busque um profissional de saúde especializado em transtornos de ansiedade. Mas, além disso, existem algumas atividades que podem ser praticadas para amenizar e controlar os seus efeitos negativos.

Atividades que reduzem a ansiedade - Descubra quais são
Fonte: Reprodução/Internet

A ansiedade conjuntamente com a depressão e outras doenças mentais, são consideradas as doenças de maior prevalência do século XXI. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em contraste com períodos históricos anteriores, as doenças do século atual, estão mais envolvidos a condições emocionais e psicológicas.

Isso porque a lógica da sociedade alterou-se completamente com a globalização e os avanços tecnológicos. A rotina acelerada do dia a dia tornou as pessoas mais propensas a hábitos que a longo prazo podem ter efeitos negativos tanto para a saúde física e mental.

ANÚNCIO

Ainda de acordo com o OMS, milhares de brasileiros convivem com surtos cada vez mais frequentes de crises de ansiedade e depressão. Pelo menos 9,3%da população apresenta diagnóstico de ansiedade, isso equivale a 18.6 milhões de brasileiros, o que classifica o país em uma epidemia de transtorno de ansiedade. No últimos anos a organização divulgou relatório que posiciona o Brasil como líder em povo mais ansioso.

Atividades que podem reduzir e controlar a ansiedade

Prática de exercícios físicos e atividades que aliviam o estresse cotidiano

Não ter tempo para se dedicar a si mesmo torna muitas pessoas, estressadas e frustradas. Dessa forma, apesar da  necessidade de cumprir com as responsabilidades do cotidiano, é necessário e fundamental que se encontre um horário na agenda para realizar alguma atividade que desperte prazer ao organismo.

Pode ser um esporte, um treino na academia, uma simples caminhada, pedalar, correr, ler um livro, ouvir música, tocar um instrumento, preparar um bolo, enfim algo que conecte o corpo com a mente.

Meditação

Com apenas 20 minutos por dia, a meditação pode ser uma terapia empregada com eficácia para diminuição dos efeitos da ansiedade. A prática alivia a tensão do corpo e da mente e ainda melhora a inteligência emocional e atenção.

Para praticá-la é necessário selecionar um local calmo e aconchegante. No início pode ser dificultoso manter o exercício, no entanto, apenas a persistência pode auxiliar a longo prazo.

Exercícios de respiração

Existem diversas técnicas de respiração que são recomendadas para adotar quando se deseja reduzir a ansiedade. A expiração longa ajuda quando o indivíduo inspira com força por determinado segundos e solta o ar pelo nariz por maior tempo. Essa simples capacidade de controlar a respiração, terá efeitos diretos no sistema nervoso em sua região associada ao relaxamento do corpo e da mente.

Atividades que reduzem a ansiedade - Descubra quais são
Fonte: Reprodução/Internet

Essas práticas serão ainda mais bem sucedidas quando aliadas a terapias indicadas por um profissional especializado no tratamento de transtornos mentais. Inicialmente um psicólogo para avaliar a necessidade de uma terapia medicamentosa com um psiquiatra.

ANÚNCIO