Entenda porque a pandemia está afetando as pessoas psicologicamente

ANÚNCIO

A pandemia trouxe muitas situações novas para a vida das pessoas, algumas coisas que não eram necessárias antes hoje viraram rotina. Sair sempre de máscara e passar álcool o tempo todo, incluindo nas coisas que se traz da rua para dentro de casa, se tornou prática comum.

Sabe-se também, que com o isolamento social as empresas adaptaram os trabalhos para home office. Então, algumas pessoas nem estão saindo de casa por serem do famoso “grupo de risco” ou conviverem com familiares que são.

ANÚNCIO

Acontece que tudo isso vem causando alguns problemas psicológicos nos cidadãos, o número de pessoas que tiveram crises de ansiedade ou sintomas de depressão aumentaram absurdamente. Então, esse cenário acaba sendo bem preocupante por diversos fatores.

Entenda porque a pandemia está afetando as pessoas psicologicamente
Fonte: (Reprodução/internet)

Continue neste artigo e vejo o porque existem tantas pessoas afetadas psicologicamente por conta da pandemia.

Os problemas psicológicos

O maior problema que as pessoas estão enfrentando atualmente é o medo de contrair o Covid-19 e esse é o sentimento que mais está presente. Por ser um vírus, relativamente, novo e que fez um número muito grande de vítimas em todo o mundo.

ANÚNCIO

Então, é comum que as pessoas tenham medo de perder entes queridos no meio de toda essa pandemia, ou até mesmo contraírem o vírus. Alguns psicólogos ainda afirmam que esse sentimento pode ser bom e preventivo no primeiro momento.

No entanto, o medo excessivo é o que acaba acaba trazendo a ansiedade e pânico para a vida das pessoas ao pensar em sair de casa. Com isso, uma síndrome que foi descoberta a um bom tempo acabou vindo a tona, a “Síndrome da cabana”.

A Síndrome da cabana

A síndrome da cabana é uma doença psicossomática que pode estar afetando muitas pessoas nos dias de hoje. Ela surgiu em 1900, depois que uma universidade dos Estados Unidos estudar alguns caçadores que ficavam meses dentro de cabanas esperando o inverno passar para caçar.

Acontece que, quando eles precisam sair para a floresta ou socializar com outras pessoas acabavam tendo medo por terem ficado muito tempo isolados. Indiretamente, isso é o que vem acontecendo, pois o tempo de isolamento é algo que é novo para as pessoas e está acontecendo a muitos meses.

Então, no contexto da pandemia as pessoas estão tendo dificuldade de pensar em sair de casa para trabalhar ou até mesmo comprar itens essenciais por acharem que vão contrair o vírus. A casa se tornou o lugar mais seguro para elas e sair de lá acaba sendo algo bem assustador.

Pode se dizer que por um lado é ótimo pensar que as pessoas estão ficando mais em casa. No entanto, quando isso começa a atrapalhar suas vidas e o medo toma conta de tudo o problema começa a parecer ser bem maior do que ele realmente é.

É necessário se cuidar

Segundo um estudo de psiquiatras, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, nos momentos epidêmicos é muito comum que tenham mais casos de pessoas que desenvolvem algum distúrbio psíquico do que realmente contraíram o vírus.

Então, pode ser um pouco assustador ver alguns dados como esse. Por isso, o ideal é que a pessoa esteja se cuidado de verdade, não apenas se preocupando com o vírus. Vale lembrar que hoje existem terapias online que podem ajudar as pessoas a entenderem esse processo e não desenvolverem doenças psicológicas mais graves.

ANÚNCIO