Conheça os misteriosos ‘buracos azuis’ do Golfo do México

ANÚNCIO

Os buracos azuis são considerados espaços quase que inacessíveis dentro do mundo marinho, isso se deve por serem estruturas geológicas no oceano e muito profundos acabam por impedir o acesso de mergulhadores e equipamentos submersíveis.  

E com o tempo, o fluxo de água nessas estruturas acaba por corroer a pedra e criar rachaduras, fendas e cavernas. O resultado disso é um imenso buraco, vazio e profundo. Um deles é o Grande Buraco Azul de Belize, no Golfo do México e mar do Caribe. 

ANÚNCIO

Recentemente, um grupo de pesquisadores e mergulhadores profissionais realizaram o primeiro mergulho em agosto deste ano no buraco azul de Green Banana, o qual nunca havia sido explorado, apesar dele já ser bem conhecido. 

Conheça os misteriosos 'buracos azuis' do Golfo do México
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Pesquisadores relatam mergulho no Green Banana

Por serem muito profundos, os buracos azuis excedem os limites de mergulho técnico, além de serem constituídos por rocha calcária porosa, ou seja, formando muitos buracos minúsculos, o que acaba atrapalhando estudos no local.

O Green Banana se encontra na costa oeste da Flórida, nos EUA, próximo a região do Golfo do México. O relato do mergulhador Marty Watson ao portal de notícias BBC acentuou que o seu mergulho no buraco foi a coisa mais próxima do que pode ser de um outro universo

ANÚNCIO

“Na medida que você desce, a diversidade de animais e plantas diminui, e então tudo começa a ficar mais escuro e frio. Torna-se um tanto surreal porque é muito diferente”, acrescentou Jim Culter, especialista em vida marinha. 

Fenômeno ameaçado pela atividade humana

O professor Jordon Beckler, membro da equipe de pesquisa, explica que os ambientes dos buracos negros abrigam ecossistemas complexos que são claramente pontos de biodiversidade

Logo, a deterioração do ambiente marinho pode afetar a população animal presente. A mudança química dos mares afetada pelas atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, resulta em uma acidificação dos oceanos, podendo transformar ou destruir esses ambientes naturais, impactando as espécies e o seu habitat. 

Os cientistas se preocupam com os níveis de pH, o que é esperado caso ocorra a acidificação, pois as consequências poderão ser graves. Portanto, cabe maiores pesquisas (mergulho e exploração subaquática) sobre os buracos azuis para que medidas preventivas eficazes possam protegê-los.

ANÚNCIO