Economia do Rio: pandemia acirrada e eventos cancelados prejudicam

ANÚNCIO

Pandemia do coronavírus deixou a cultura e a economia na cidade do Rio de Janeiro (RJ) prejudicadas, tendo em vista que rodas de samba espalhadas pelos bairros, Réveillon e Carnaval tiveram que ser cancelados para evitar a disseminação da Covid-19. 

São esses eventos e outras atividades criativas que sustentam a economia da cidade, logo eles que sempre estão lotados de turistas do mundo inteiro. Ou seja, outro empecilho prejudicial é o impacto do turismo, com voos reduzidos e a disseminação ininterrupta do vírus no Rio. 

ANÚNCIO

Atualmente o Rio de Janeiro vive um estado de emergência, tanto no sistema público de saúde com a descoberta de esquemas de corrupção do governador do estado, quanto na infração de cariocas que insistem em aglomerar em praias e bares pelos bairros. 

Economia do Rio: pandemia acirrada e eventos cancelados prejudicam
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Turismo e da cultura são os mais afetados 

Próximo de 17 mil mortes, o RJ enfrenta não só a dor dos que perderam a vida pela doença mas também pelas consequências que se instauraram na vida dos cariocas. Com bares e restaurantes tentando sobreviver e baixa ocupação em hotéis, muitos trabalhadores foram dispensados. 

Funcionários que dependiam da procura de turistas e de entretenimento, foram os mais afetados. Uns perderam o emprego ou tiveram que migrar para um novo serviço, se adaptando a pandemia para sobreviver. Ruas da cidade que antes eram lotadas, agora estão inertes e vazias. 

ANÚNCIO

“O impacto é catastrófico porque o retorno é mais complicado para os dois setores e para os que dependem deles. O aeroporto do Galeão tem apenas um voo diário internacional”, diz o economista Luiz Gustavo Barbosa, da Fundação Getúlio Vargas ao portal El País. 

Carnaval de 2021 suspenso

Anualmente, o estado do Rio na época de Carnaval recebe cerca de 2 milhões de turistas, segundo dados da prefeitura da cidade. São os turistas os maiores ‘combustíveis’ da economia na cidade do Rio. 

Mas com a pandemia se alastrando pela cidade, o Carnaval de 2021 segue cancelado na agenda do Estado. As escolas de samba com seus barracões e quadras fechadas, se preocupam em como se manter nos próximos meses. 

Em seu portal, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) afirmou publicamente ser impossível colocar as escolas nas avenidas sem ter a comprovação de uma vacina eficaz para a Covid-19. 

ANÚNCIO