Eclipse solar no Brasil: saiba como presenciar o fenômeno nos próximos dias

ANÚNCIO

Na segunda-feira (14), ocorrerá um fenômeno astronômico conhecido como eclipse solar. Pessoas de todas as partes do mundo esperam ansiosas, por vezes, sua vida inteira para poder observar um evento como esse e nem todas conseguem. 

Isso porque o eclipse solar pode ser visto total ou parcialmente a depender da localização dos astros e da pessoa que deseja visualizá-lo. No caso desta segunda-feira (14), ele poderá ser visto de vários países da América do Sul, como o Brasil, por exemplo. 

ANÚNCIO

Os privilegiados dessa vez serão Chile e Argentina, que poderão assistir o fenômeno em sua totalidade. No caso do Brasil, entretanto, será possível visualizar, durante 24 minutos, o fenômeno de maneira parcial, mas só de alguns pontos do país.

Eclipse solar no Brasil: saiba como presenciar o fenômeno nos próximos dias
Fonte: (Reprodução/Internet)

Eclipse solar no Brasil terá visão parcial

O professor do departamento de astronomia do IAG (USP), Roberto Costa, afirmou que, no Brasil, só será possível visualizar parcialmente o fenômeno. Este, por sua vez, ainda segundo Costa, se iniciará às 11h33 no horário de Brasília, finalizando às 15h53.

“No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%”, destacou o  professor do departamento de astronomia do IAG, da USP, Roberto Costa.

ANÚNCIO

Onde o eclipse poderá ser visto

A trajetória da Lua em frente ao Sol escurecerá toda a ponta sul da América do Sul, um pouco antes do meio-dia. Tal fenômeno será transmitido ao vivo pela Nasa, a partir das 11h40 (horário de Brasília) no dia 14 de dezembro.

De forma parcial, poderá ser visto, além do Brasil, nos seguintes países: Peru, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Mas vale lembrar que a visão diferirá de cada país, pois o horário exato do máximo escurecimento do sol depende da localização de quem está observando.

Estudos apontam que é possível ocorrerem até cinco eclipses solares em um único ano. Entretanto, os eclipses solares totais são mais raros, ocorrendo a, aproximadamente, uma vez a cada 1,5 ano, pois é necessário que a Lua esteja na posição correta para bloquear completamente a luz do sol.

Como ver o eclipse com segurança

Vale destacar que assistir um eclipse solar pode gerar alguns riscos para a visão humana. Nesse sentido, para ver o fenômeno com segurança é necessário possuir óculos com filtros que bloqueiam os raios solares prejudiciais, já que a visão estará voltada diretamente para o sol.

Esses óculos ou visores, além disso, devem ser certificados, garantindo a filtragem de mais de 99,999% da luz solar. Vale destacar  ainda que outros instrumentos, como telescópios, telefones celulares, câmeras e binóculos também podem ser usados, desde que tenham filtros especiais para observar o sol.

Além disso, é importante lembrar que estamos em uma pandemia e, além de proteger a visão, também é necessário se proteger contra o vírus. Por isso, recomenda-se manter o distanciamento social no momento do acontecimento, acompanhado por pessoas do mesmo grupo familiar e usando máscaras.

ANÚNCIO