Doença pandêmica ameaça extinguir a produção de banana do mundo

ANÚNCIO

Uma doença pandêmica chamada Tropical Race 4 (TR4), também conhecida por “Mal-do-Panamá”, tem atingido grandes fazendas com plantações de bananas a mais de 30 anos. O fungo Fusarium Oxysporum é que vem causando a destruição dessas plantações.

Inicialmente, os especialistas estavam considerando que essa seria apenas mais uma das doenças que sempre afetam as plantações de muitos alimentos ao redor do mundo. No entanto, a preocupação veio depois que o fungo começou a se espalhar da Ásia para o mundo.

ANÚNCIO

Até o momento, já existem relatos de fazendas com plantação de bananas que perceberam a presença do fungo na Austrália, Oriente Médio, África, e América Latina. Ao que tudo indica, o fungo está se espalhando por conta do comércio de bananas.

Doença pandêmica ameaça extinguir a produção de banana do mundo
Fonte: (Reprodução/internet)

Confira por aqui como essa pandemia entre as plantas começou e veja o que está sendo feito para que se tenha uma solução.

Mal-do-Panamá: uma doença pouco conhecida

Ao contrário do que muitos pensam, o Mal-do-Panamá não é uma doença atual. Há relatos de que em 1950 houve o primeiro surto da doença e de acordo com a indústria alimentícia essa teria sido uma das piores epidemias da história botânica.

ANÚNCIO

A doença surgiu na Ásia, por conta do comércio ela foi se espalhando rapidamente pelas plantações da América Central. No entanto, especialistas relatam que em 1950 só haviam 2 tipos de espécies de banana e isso fez com que elas fossem dizimadas mais rápido.

Depois disso os biólogos começaram a estudar outras espécies de bananas que fossem resistentes ao fungo, até que conseguiram controlar toda a transmissão, porém parece que esse controle foi perdido novamente.

Novos relatos sobre a doença pandêmica das bananas

No ano de 2019, houve um fazendeiro da Colômbia precisou ligar para as autoridades ambientais de seus país pois estava notando algum problema em suas plantações de banana. Aparentemente, as bananeiras estavam com as folhas murchas e amareladas.

“Foi como um pesadelo. Num minuto estou na fazenda, no próximo no laboratório, no outro explicando para o ministro do governo colombiano que o pior já aconteceu. Durante muito tempo, não consegui dormir bem. Foi de partir o coração“, comentou o fazendeiro colombiano.

Rapidamente, as autoridades fizeram uma investigação e perceberam que realmente se tratava da TR4. Então, o fazendeiro em questão precisou parar de fazer negociações e entrar em quarentena.

Ainda não existe cura

Bom, até o momento não foi encontrada cura que erradique esse vírus. A medida que precisou ser tomada foi realmente de quarentena, ou seja, as fazendas que apresentam o fungo não podem fazer negociações da fruta e os fazendeiros precisam cuidar da higienização de suas vestimentas.

O que chama atenção no momento, é a semelhança com a atual pandemia enfrentada pelo novo coronavírus. No Brasil, há notícias de movimentações em torno de uma vacina. Uma das alternativas foi apresentada pelo Butantan recentemente.

ANÚNCIO