Começa a verificação de urnas eleitorais para eleições 2020

ANÚNCIO

Com a chegada do novo coronavírus, mudanças se fizeram necessárias nas mais diversas áreas da sociedade, afetando com mais gravidade os setores financeiros e de saúde, que acabaram sofrendo abalos graves.

Porém, 2020 também é ano de eleições municipais, que também acabaram sofrendo alterações nas datas. Antes, aconteceriam nos dias 4 e 25 de outubro e por conta da pandemia, as votações acontecerão nos dias 15 e 29 de novembro.

ANÚNCIO

Em ano eleitoral, muito se fala também sobre as urnas eletrônicas durante a votação, pois muitas pessoas ainda põem em xeque a segurança das mesmas quando se fala em computar votos. Por isso, o processo para verificação das urnas eletrônicas já foi iniciado.

Começa a verificação de urnas eleitorais para eleições 2020
Fonte: (reprodução/internet)

TSE e a verificação das urnas eletrônicas 

Com testes iniciados na quarta-feira (26), eles tem como objetivo garantir a segurança do processo democrático de votação do povo brasileiro, segundo Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE deve dar acesso ao sistema para que a Polícia Federal encontre possíveis falhas em seu sistema. Após identificadas, o órgão deve tomar medidas que visem acabar com essas possíveis brechas.

ANÚNCIO

O presidente do falou um pouco mais sobre o teste realizado, afirmando que ele “aprimore e garanta a integridade e segurança do processo de votação e permite que, em 2020, mais uma vez tenhamos eleições limpas e seguras no Brasil”.

A segurança das urnas

O ministro Luís Roberto ainda afirmou que o sistema de votação por urnas eletrônicas é um exemplo, e que ele evita fraudes no processo eleitoral. Apesar de garantir a segurança, existem os céticos que ainda criticam o método.

O atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, é um dos que, aparentemente, não é dos adeptos ao atual método de votação. O político já chegou a afirmar ter provas de que houve fraude em 2018, alegando ainda que o Brasil precisa “aprovar um sistema seguro de apuração de votos”.

O Teste Público de Segurança (TPS) tem duração de apenas três dias, e, caso seja identificado alguma possibilidade de fraude, técnicos implementarão mudanças para a melhoria do sistema. Aos que desejam acompanhar, todo o processo é transmitido pelo canal do TSE no YouTube.

ANÚNCIO