Conheça a lenda chinesa por trás do filme Mulan

ANÚNCIO

A superprodução, lançada pela Disney, traz em live-action uma nova versão da animação Mulan de 1998. Assim como na animação, o filme é uma adaptação da lenda chinesa que tem como personagem principal a jovem Mulan, disposta a lutar para salvar o Império chinês.

A história da jovem retrata sua decisão em lutar ao lado do império chinês, que proibia a participação de mulheres. Vestida secretamente de homem, ela se junta ao exército chinês para substituir o seu pai, o qual havia sido convocado mas estava com problemas de saúde.

ANÚNCIO

A partir disso, Mulan com sua identidade falsa, se prepara para vencer a guerra que estava assombrado o império. E para mostrar a força de ser mulher e a lealdade a sua família, derruba estereótipos e preconceitos, afirmando que pode sim lutar ao lado de homens pelo seu país.

Conheça a lenda chinesa por traz do filme Mulan
Fonte: Reprodução/Internet

Quem foi Mulan na cultura chinesa

O primeiro texto escrito sobre a história de Mulan foi um folclore, contando a respeito das dinastias do norte da China entre 386 e 581 d.C. Mas é segundo o conto “Balada de Mulan”, que a história da jovem é narrada, sendo de inspiração para a animação da Disney.

Em Balada de Mulan que a jovem chinesa se veste de homem para ocupar o lugar de seu pai no Exército chinês. Com o passar do tempo na campanha militar a disposição do seu país, ela começa a se destacar no exército e agradar por meio da sua performance o imperador chinês.

ANÚNCIO

O conto foi adaptado e recontado em vários gêneros ao longo das dinastias chinesas. Apesar da popularidade, não há evidências de que Mulan realmente existiu, porém o legado do conto serviu como um empoderamento para as mulheres chinesas e para as do mundo inteiro.

Lançamento adiado e Disney+

Com a pandemia da Covid-19, salas de cinema ao redor do mundo foram fechadas, impedindo aglomerações e a disseminação do vírus no espaço. Logo, todos os lançamentos da produção de Hollywood foram adiados. A data de lançamento de Mulan era no dia 26 de março, no Brasil.

As datas de lançamento do filme sofreu alterações no decorrer do ano. Devido às circunstâncias da pandemia, a Disney decidiu lançar o filme em sua própria plataforma, a Disney +.  A novidade é que o filme seria lançado nela, nos EUA, para o dia 4 de setembro.

O valor seria de U$$ 29,99 (R$160), e no Brasil, o serviço de streaming estará disponível só a partir de 17 de novembro. Essa foi uma alternativa para custear os prejuízos que as grandes indústrias de cinema, como a Hollywood, sofreram esse ano com o adiamento dos filmes.

ANÚNCIO