Conheça os avanços científicos conquistados na pandemia

ANÚNCIO

A pandemia do coronavírus mudou as diretrizes da ciência e fez com que especialistas pudessem progredir no setor. Apesar da descoberta e divulgação de um novo vírus, em pouco mais de seis meses, foi nesse período que houve vários avanços científicos

As crises sociais, econômicas e sanitárias causadas pela pandemia mobilizaram investimentos de milhões de dólares e o trabalho incansável de toda a comunidade científica mundial. A partir disso, diversos aspectos da ciência foram conquistados ou transformados. 

ANÚNCIO

Um deles, foi divulgado pela revista científica Nature, cujo dados indicam que desde dezembro de 2019 até setembro deste ano, pesquisadores do mundo todo identificaram mais de 12 mil mutações no genoma do novo coronavírus, um avanço de pouco tempo na ciência. 

Conheça os avanços científicos conquistados na pandemia
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Contribuições da comunidade científica na pandemia 

Além da colaboração em massa de uma equipe de cientistas, pesquisadores e especialistas na saúde, de maneira global, as pessoas mudaram suas perspectivas em relação à comunidade científica. Posto que com a pandemia as sociedades passaram a escutá-la e respeitá-la mais, adquirindo uma importância e valor aos trabalhadores da área. 

É o que confirma Mercedes Jiménez Sarmiento, bioquímica do Centro de Pesquisas Biológicas Margarita Salas, na Espanha. Ela afirmou em entrevista ao portal BBC News Mundo que ver a sociedade entendendo que a solução da crise passa primeiro pela ciência, é a mudança mais profunda da pandemia. 

ANÚNCIO

“Tem havido um grande avanço mútuo da ciência e da sociedade, porque agora estão mais próximas do que nunca e devem se apoiar”, acrescentou Jiménez. 

A bioinformática e a corrida da vacina 

Um dos setores que se destacaram na ciência, a bioinformática, teve uma forte colaboração internacional e registrou grandes avanços. O especialista e professor Pita da Universidade Autônoma de Madrid, explica um pouco mais sobre ao portal BBC.

Segundo ele, as inovações no campo da bioinformática concernem a análise de sequências do material genético de cada vírus que infecta as pessoas. Pois isso colaborou para perceber a evolução deles com o passar do tempo. 

A corrida da vacina também permitiu um recorde de prazo, considerando que os especialistas consultados pelo portal disseram que o tempo de desenvolvimento de uma vacina eficaz está entre 15 a 20 anos. Logo, a velocidade que a comunidade científica vem avançado é um marco na história mundial da ciência. 

ANÚNCIO