Existem 10 países localizados em regiões do Oceano Pacífico, entorno da Oceania, que ainda não apresentaram nenhum caso de Covid-19. Isso se deve porque a maioria são arquipélagos isolados do restante do mundo.
A distância garante e permite a segurança da população local. As medidas de isolamento social da Ásia também fizeram com que os turistas evitassem viajar para essa região, já que é um destino popular entre a população asiática.

Os 10 países que não obtiveram a Covid-19
- Palau
- Micronésia
- Ilhas Marshall
- Nauru
- Kiribati
- Ilhas Salomão
- Tuvalu
- Samoa
- Vanuatu
- Tonga
Países são afetados indiretamente
Apesar da doença não ter sido transmitida e nem apresentar um alto número de mortes diárias, como tem sido a realidade de grande parte dos continentes, esses países foram afetados pela pandemia, mas de forma indireta, pois o comércio se encontra completamente fechado.
“Existem várias razões pelas quais esses estados foram capazes de evitar infecções, mas a principal é simplesmente o fato de serem abençoados pelo isolamento geográfico”, diz Sheldon Yett, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre países ao longo do Pacífico.
A economia tem sido a mais impactada, e pode demorar anos para se recompor novamente. Tendo em vista que a maioria dessas regiões tem sua base econômica mantida pelo turismo, com a Covid-19 ainda pelo mundo todo, as fronteiras tiveram que permanecer fechadas.
Turismo em risco
Segundo entrevista à BBC News, Brian Lee, gerente e coproprietário do Palau Hotel, o mais antigo hotel da República de Palau país da Oceania, disse estar tentando sobreviver e sustentar o hotel e os funcionários a medida que pode, ajudando-os a encontrar empregos de manutenção ou de reformas.
O gerente ainda encontra dificuldades pela situação financeira não estar sendo fomentada pelo turismo. “Acho que eles precisam reabrir novamente — talvez com ‘bolhas de viagens’ com a Nova Zelândia e outros países”, sugere ele como uma possibilidade.