Conheça o mais novo entretenimento “solo” no Japão

ANÚNCIO

Antigamente, no Japão era muito comum os japoneses sentirem vergonha de estarem e andarem sozinhos, porém essa realidade tem mudado no país. Cada vez mais a população tem se acostumado a ficar só, e agora o entretenimento solo tem sido famoso por lá. 

Alguns estabelecimentos têm aderido a um negócio, em que os japoneses podem sair e beber sem estarem acompanhados. Como exemplo, o “Bar Hitori” em Tóquio, um lugar acolhedor no bairro boêmio de Shinjuku, voltado para quem quer beber sozinho.

ANÚNCIO

A garçonete Miki Tateishi que trabalha no Hitori acredita que a política do bar em só permitir a entrada de pessoas desacompanhadas incentiva os clientes a contemplarem mais da sua presença em vez de se sentirem desencorajados por grandes grupos ou pela clientela habitual.

Conheça o mais novo entretenimento "solo" no Japão
Fonte: (Reprodução/Internet)

A seguir, conheça o mais novo entretenimento solo do Japão e como essa ideia de se permitir estar sozinho surgiu no país. 

Karaokê solo é o mais novo entretenimento dos japoneses 

O Karaokê está lançando uma versão solo, o que representa uma enorme mudança no clássico passatempo japonês e na cultura do país, tendo em vista que a nação sempre foi educada para estar e fazer atividades em conjunto.

ANÚNCIO

No Japão, os karaokês estão por toda a parte, com vários andares de salas para comportar grupos de diversos tamanhos. Mas a demanda de cantores individuais tem aumentado e o Karaokê 1Kara optou por mudar as salas por cabines telefônicas próprias para uma só pessoa. 

“A demanda por karaokê individual aumentou, correspondendo a 30% a 40% [de toda a clientela de karaokê]”, diz o gerente de vendas Daiki Yamatani, relações públicas da empresa de karaokê solo 1Kara, de Tóquio, em entrevista ao portal BBC Worklife. 

O movimento “ohitorisama”

“Sinto que os japoneses vivem uma vida em grupos, então as pessoas querem fazer coisas com outras pessoas. Não temos muito a cultura de fazer as coisas sozinhos”, diz Kai Sugiyama, de 29 anos, um dos frequentadores do Bar HItori em entrevista a BBC Worklife.

A ideia de se permitir estar mais sozinho em um país cuja população é de 125 milhões, faz parte do movimento conhecido como “ohitorisama“, em que as pessoas optam audaciosamente por fazer as coisas sozinhas, sem se importar com a opinião dos outros.

Ohitorisama significa em sua tradução livre algo como “festa de uma pessoa só”. No Instagram, ela tem sido, em japonês, a hashtag de milhares de fotos, tanto de pratos de comida em restaurantes, salas de cinema, lazer quanto em transportes destacando aventuras individuais.

ANÚNCIO