Finlândia – Conheça o paraíso do trabalho flexível

ANÚNCIO

O trabalho flexível na Finlândia é estimulado por uma cultura igualitária que o país propaga, além de estruturas trabalhistas planas e um modelo de bem-estar social. 

A Finlândia é um país muito conhecido em referência tecnológica, por atrair empresas de TI de sucesso, Startups de games e serviços financeiros digitais. É um lugar ideal para quem trabalha só pelo celular e computador, e principalmente pela oportunidade de home office.  

ANÚNCIO

Porém, por mais que a disponibilidade dos serviços no país seja de forma virtual, muitas empresas ainda adotam os horários tradicionais de entrada e saída dos funcionários. Em contrapartida, a população tem pedido cada vez mais o expediente em forma de home office.

Finlândia - Conheça o paraíso do trabalho flexível
Fonte: (Reprodução/Internet)

A seguir, conheça as legislações que fazem da Finlândia o paraíso do trabalho flexível. 

Ajustar horário de trabalho, é o que garante a lei 

Com o home office, trabalha-se de qualquer parte do mundo e é isso que os moradores da Finlândia estão querendo mais. Essa vontade vem sido estimulada com o surgimento da lei de 1996, aprovada no país, que garante aos funcionários o direito de ajustar o horário do seu turno. 

ANÚNCIO

Essa lei limita a maioria dos funcionárias, permitindo com que eles comecem ou terminem o turno até três horas mais cedo, ou mais tarde do que o estipulado convencionalmente. 

E em 2011, segundo um estudo da consultoria Grant Thornton, a Finlândia oferecia os horários de trabalho mais flexíveis do mundo. Cerca 92% das empresas permitiam que os trabalhadores ajustassem os seus horários. 

Nova lei garante o trabalho em qualquer parte do mundo 

Em decorrência da abertura do país com flexibilidades trabalhistas, os finlandeses estão a espera de mais uma lei, prevista para esse ano, que permite a maioria dos funcionários em período integral o direito de decidir quando e onde eles trabalham durante pelo menos metade do expediente. 

“Trata-se de se adaptar ao mundo moderno”, diz Tarja Kröger, funcionária pública e consultora do Ministério do Emprego e Economia da Finlândia.Tarja foi uma das responsáveis por redigir a lei ao portal de notícias BBC Worklife.

Tarja Kroger explica, que conforme a nova legislação, é esperado que os funcionários trabalhem uma média de 40 horas por semana. Incluindo arranjos diferentes, como a escolha de dias fixos para trabalhar de qualquer lugar e os horários de início e fim do expediente. 

ANÚNCIO