Confira os países mais avançados na imunização contra Covid-19

ANÚNCIO

A pandemia do coronavírus pode ser lida como um fenômeno, visto que a mesma pode e teve que ser contabilizada em casos, internações e até mortes advindas pela doença. Agora, novos números são produzidos: os de aplicação de algum imunizante contra o vírus.

Alguns países agilizaram desde o ano passado, a compra, a aprovação e a aplicação de algumas vacinas já disponíveis contra a Covid-19. Países como Reino Unido, Israel, Estados Unidos, Dinamarca, Rússia, Canadá, Itália, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos estão nalista.

ANÚNCIO

No Brasil, a imunização em massa ainda não foi iniciada. No entanto, a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, e a opção de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade que nomeia o imunizante, já estão em processo de análise pela Anvisa.

Confira os países mais avançados na imunização contra Covid-19
Fonte: (Reprodução/BBC)

Israel executa plano de vacinação gigante

Em uma contagem proporcional, Israel é o país que lidera a imunização contra o novo vírus. A população da nação é de 8,9 milhões de habitantes e 1,8 milhão de doses já foram aplicadas entre os grupos prioritários.

A vacinação no país esta senda acelerada um pouco antes da eleição que pode ser importante ao premiê Benjamin Netanyahu. O líder de Estado quer que Israel seja o primeiro do mundo a superar a crise sanitária e já afirmou que isso acontecerá em fevereiro de 2021.

ANÚNCIO

O país possui contrato assinado com o imunizante da Pfizer desde o começo da pandemia, mas sofre complicações para a conservação do imunizante, que deve ser armazenado em -70ºC. 

Mesmo com a vacinação avançada, os casos de contaminação pela doença aumentaram, obrigando as autoridades a aderirem novo confinamento na quinta-feira (11).

Reino Unido já possui três vacinas aprovadas

Em segundo lugar encontra-se os Emirados Árabes Unidos, tendo vacinado 11 a cada 100 habitantes do país. Ao todo, o país árabe possui uma população em torno de 10 milhões de cidadãos. Tratando de países mais populosos, o Reino Unido e os EUA continuam o top 5 do ranking.

O Reino Unido já possui três imunizantes aprovados, o da Oxford/AstraZeneca, o da Pfizer e o da Moderna, o último ainda não sendo aplicado. De qualquer forma, o país já injetou 2,8 milhões de doses. 

O governo britânico anunciou, recentemente, que deve aumentar o tempo para a aplicação da segunda dose. Segundo as autoridades, dessa maneira mais pessoas poderão receber a primeira. 

Confira os países mais avançados na imunização contra Covid-19
Fonte: (Reprodução/BBC)

Os EUA não concluíram a meta de vacinação de 2020, que era da administração de 20 milhões de doses. Até 30 de dezembro 2,78 milhões de americanos foram vacinados. A última contabilização desta segunda-feira (11) confirmou que 9 milhões de doses já foram aplicadas.

União Europeia aparece entre os maiores na corrida pela imunização

Os países da União Europeia apresentaram maior demora na aprovação de vacinas, visto que o bloco todo tem o mesmo órgão de regulamentação. O Reino Unido, que não faz mais parte da união, aprovou a primeira vacina três semanas antes do bloco.

De qualquer modo, Itália é o quinto país que mais vacinou contra a Covid-19. Alemanha e Espanha aparecem entre os dez países de mais destaque pela imunização em massa.

ANÚNCIO