Ford encerra atividades no Brasil

ANÚNCIO

Nesta segunda-feira (11), a Ford anunciou que não vai mais produzir automóveis em fábricas brasileiras. A montadora de carros deixará fábricas em Camaçari na Bahia, Taubaté em São Paulo e em Horizonte no Ceará.

O encerramento das atividades marca uma história de 100 anos da gigante no Brasil. A empresa concluiu o último ano com 7,14% do mercado, sendo a quinta da indústria automobilística a mais ter vendido carros.

ANÚNCIO

No entanto, alguns modelos ainda serão vendidos no Brasil. Os carros serão importados, em maioria, da Argentina e do Uruguai. A Ford ressaltou que todos os clientes da marca terão assistência e garantia dos veículos.

Ford encerra atividades no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

Queda de vendas e pandemia são motivos da saída 

Dos espaços atuais da Ford restarão o Centro de Desenvolvimento de Produto, situado na Bahia, e o campo de provas e sede administrativa da América do Sul, ambos em São Paulo. 

A companhia divulgou nota à imprensa, citando os principais motivos da saída. De acordo com a montadora, a pandemia do novo coronavírus diminuiu a produção industrial e ainda reduziu as vendas, o que se tornou uma grande perda.

ANÚNCIO

A Globo teve acesso à carta enviada pela fabricante à concessionários, onde é explicado que a Ford América do Sul sofre perdas desde a crise econômica de 2013, fazendo com que a matriz, nos Estados Unidos, tenha que ajudar o caixa no mínimo para manter a empresa.

Ainda segundo a montadora, a desvalorização das moedas no Brasil aumentou os custos para a indústria, até que chegou a um ponto irrecuperável. Por fim, a gigante completou que a decisão só foi confirmada após tentativas intensas de parcerias e venda de ativos, que não foram suficientes.

Ford ainda deve vender veículos importados no Brasil

Após o fechamento das instalações, a Ford ainda deve comercializar carros importados no país. Em comunicado oficial, a fabricante disse que vai vender os novos modelos de Ranger, Transit, Mustang Mach 1 e Bronco. 

Mais de 6 mil empregos podem ser afetados

Em entrevista ao G1, a Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados pelos novos moldes da montadora. A Argentina também passará por novos ajustes, mas não deixará de produzir automóveis como o Brasil. 

No total, a Ford conta com um quadro de 6.171 trabalhadores no Brasil. O Sindicato dos Metalúrgicos confirmou que, em Taubaté, 830 funcionários serão demitidos. A fábrica de Horizonte, que será fechada no final de 2021, possui 470 pessoas empregadas. As unidades de Camaçari e de Taubaté serão fechadas de imediato.

ANÚNCIO