Como a chegada do La Niña pode ameaçar o clima em todo o mundo

ANÚNCIO

O evento meteorológico do La Niña ocorre de forma natural e causa resfriamento em grande escala na temperatura da superfície do oceano. O evento gera ansiedade no mundo, e agora o acontecimento tem como previsão durar até o primeiro trimestre de 2021.

Este evento faz parte de uma das fases do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (Enso), sendo ela a etapa mais fria e que se desenvolve quando os ventos empurram as águas quentes da superfície para o oeste. 

ANÚNCIO

Logo, as águas mais frias do oceano tendem a subir a superfície provocando grandes mudanças climáticas em todo o globo. E o que indica a Organização Meteorológica Mundial (OMM) é um novo episódio do La Niña em desenvolvimento no Oceano Pacífico, podendo atingir uma intensidade de moderado a forte

Como a chegada do La Niña pode ameaçar o clima em todo o mundo
Fonte: (Reprodução/Internet) 

La Niña pode causar efeitos diversos e governos já foram alertados 

Algumas regiões do sudeste da Ásia e países como a Indonésia e a Austrália devem receber mais chuva que o habitual, assim como o norte dos EUA e o Canadá deve registrar mais tempestades seguido por neve. 

Enquanto isso, ao mesmo tempo, estados americanos da região sul podem ser afetados drasticamente pela seca. Dessa forma, é possível identificar a expressividade que o evento meteorológico pode causar nas regiões. O último ocorrido desse nível aconteceu de 2010 para 2011. 

ANÚNCIO

A Organização Meteorológica já tem divulgado dados e informações a respeito do fenômeno, como uma medida de alertar os governos para os próximos meses, para que eles já estejam preparados para as futuras consequências e montem um plano estratégico para lidar com a situação. 

Furacões nos EUA podem crescer e tempestades ultrapassaram média 

Uma informação importante assinalada pela organização, é que o La Niña pode gerar um efeito no restante da temporada de furacões no Atlântico. Com a mudança climática e mudam ventos entre a superfície e as camadas superiores da atmosfera, os furacões passam a crescer em larga escala. 

Com bases nas análises da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o que se tem registrado até agora é a ocorrência de 27 tempestades tropicais, duas a mais do que a previsão média. A data provável para que haja um cessamento deles foi indicado para o dia 30 de novembro.

ANÚNCIO