Centenas de milhões de árvores são descobertas no Saara

ANÚNCIO

Pesquisadores da Universidade de Copenhagen divulgaram um estudo na revista Nature, informando o número inesperadamente alto de árvores existentes no deserto do Saara e do Sahel. Foi constatado em 1,8 bilhão de plantas, especificamente, algo não esperado por nenhuma comunidade científica. 

O primeiro pensamento que se tem quando se ouve ou se lê ‘Saara’ é aquela imagem vasta de deserto ou com planícies de areia que se estendem ao infinito no campo visual. Porém o que o estudo indica é o contrário, a presença de centenas de milhões de árvores dispersas na região reverberou uma nova reprodução do local. 

ANÚNCIO

Isto é, um grupo de pesquisadores da Dinamarca juntamente com uma equipe da Nasa e outros times internacionais, conseguiram contar de um a um, a quantidade das plantas em uma área que corresponde a 1,3 milhão de quilômetros quadrados na região da África.

Centenas de milhões de árvores são descobertas no Saara
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Identificação das plantas incluiu inteligência artificial 

O estudo indicou que a área pesquisada para contabilizar as árvores, só corresponde a 20% do Saara, e existir muito mais no restante do território. O trabalho contou com a participação de imagens de satélites de alta tecnologia para direcionar e evidenciar os locais. 

A equipe registrou mais de 11 mil imagens com um equipamento de inteligência artificial para aprendizagem profunda, o qual possibilita identificar as proximidades e coordenadas das árvores. 

ANÚNCIO

Para que não seja confundido árvore e arbusto, foi feito um esquema nos próprios computadores cujo especialistas decidiram contar apenas as copas que possuíam uma área superior de três metros quadrados, e com isso, ter a certeza de que era uma árvore. 

Consumidoras de carbono e importante para habitantes 

O relato de pesquisadores na pesquisa assinalou que por mais que a quantidade seja grande no deserto, a sua função nessa região acaba sendo menor do que o papel das árvores nas grandes selvas e florestas. 

Isso porque a capacidade de absorção de dióxido de carbono da atmosfera é bem menor, apesar que nestas áreas semiáridas e subúmidas, as plantas acabam por ser eficazes consumidoras de carbono. 

Além disso, foi destacado a importância dessas árvores para os moradores das regiões, sendo elas fundamentais para a alimentação, fertilização do solo, como também maior produtividade e sombra para abrigo de humanos e animais.

ANÚNCIO