Ter conhecimento sobre quais taxas serão cobradas é um dos principais requerimentos feitos pelos brasileiros na hora de se cadastrarem para fazer um cartão de crédito. Preferir pelas instituições que cobram as menores tarifas, pode ser um fator decisivo na escolha.
Apesar de determinados cartões compartilharem constantemente que não cobram taxas ou anuidade, não é anormal que tais valores sejam submetidos a outros gastos mínimos obrigatórios dentro do mesmo período, por isso, o cuidado com esta questão vem aumentando cada vez mais.
A Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores (Proteste), realizou uma comparação dos cartões de crédito com as taxações de juros de crédito rotativo mais baixas do mercado. Ao todo, foram analisadas 129 cartões de crédito de 16 entidades monetárias que atuam no Brasil.
Cartões de crédito tomaram parte do espaço econômico
Foi destacado que o estudo comparou taxas de juros, ou seja, tarifas cobradas após o vencimento de determinada fatura. Dos analisados, apenas os do Nubank, Credicard Zero, Hipercard, Banco Inter e Digio não cobram anuidade. Entre os que impõem despesas mínimas estão o Ourocard Fácil, Banco do Brasil e o Santander.
Segundo estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 77% dos brasileiros usam cartão de crédito. No entanto, 72% dos usuários não sabem quanto estão pagando pelos juros do crédito rotativo quando deixam de pagar o valor total da fatura. Por isso foi ressaltada a importância da zero anuidade dos serviços.
Crédito rotativo pode ser uma saída mais cara para os usuários
Na comparação feita pela Proteste, para descobrir quais serviços possuem as tarifas mais baixas, o crédito rotativo foi um ponto considerado. Tal modalidade de crédito é usada pelos usuários que não pagam o valor total da conta existente até a data limite, optando por completar posteriormente.
Para que ocorra, é necessário que o consumidor pague a fatura mínima ou qualquer outro gasto da fatura. Dessa forma, os fundos restantes serão automaticamente captados e lançados no próximo mês. Às vezes, a melhor opção é financiar a fatura em vez de pagar multas e juros, que podem ser altos.
Ressalta-se, que o crédito rotativo disponível diminui à medida que o cliente o usa, e aumenta à medida que as contas de cartão de crédito são pagas. Desta forma, o seu limite de crédito só pode ser recuperado mediante o pagamento de juros mais o montante adicional do principal.
Cartões de crédito com as menores taxas de juros rotativo:
- Santander Aadvantage Black: 171,82% de cobranças anuais;
- Visa Infinite, Masterblack e Caixa Elo Nanquim: 151,82% de cobranças anuais;
- Citi Black: 136,32% de cobranças anuais;
- Visa Infinite e Ourocard Master Black: 105,59% de cobranças anuais;
- Multiplus Visa Infinite e Itaucard Master Black: 92,59% de juros anuais;
- Banco Inter: 79,59% de juros anuais;
Contas gratuitas em instituições são uma realidade
Para as pessoas que não querem pagar tarifas constantes em bancos, como taxas de manutenção mensal, existe a possibilidade das mesmas criarem uma conta totalmente gratuita, sem taxações mensais, segundo uma resolução (3.919/2010) do Banco Central do Brasil.
Os serviços prioritários são negócios relacionados a registro, contas de depósito, transferência de recursos, negócios de crédito e de arrendamento mercantil, cartão de crédito básico e negócios de câmbio. Para conferir cobranças por serviços isolados, é preciso consultar a instituição.