Tecnologia exclusiva brasileira contribui para agricultura sem emissão de carbono

ANÚNCIO

A procura por tecnologias que contribuam para a emissão zero de dióxido de carbono é uma das preocupações hoje em diversas áreas pelo mundo, principalmente no agronegócio. Uma delas vem da empresa suíça Zasso Group AG, que é de origem brasileira do setor de controle de plantas daninhas.

A criação da companhia se trata de uma solução para grande parte dos produtores rurais que sofrem com a produtividade dos plantios. Tradicionalmente, os herbicidas têm sido usados ​​para deter essas invasoras. Eles representam cerca de 50% dos produtos químicos usados ​​em todo o mundo hoje.

ANÚNCIO

Porém, de acordo com o presidente Sérgio de Andrade Coutinho Filho, o uso excessivo causa problemas graves, como a não sustentabilidade ambiental pois, devido à lavagem e deriva da maioria desses produtos químicos, até 95% deles acabam em organismos ou ambientes que não foram visados.

Tecnologia exclusiva brasileira contribui para agricultura sem emissão de carbono
Fonte: (Reprodução/Internet)

Herbicidas aumentam resistência das plantas contra o veneno

Outro problema notado pelo CEO diz respeito à responsabilidade social. De acordo com a Anvisa, 91% de certos alimentos não são totalmente adeptos ao consumo humano graças à presença proibida de elementos químicos em determinada área de cultura, o que pode gerar riscos à saúde das pessoas.

Entretanto, a substituição de herbicidas não é apenas uma questão ambiental ou de saúde pública, mas também uma questão de funcionalidade operacional. Quando usadas por muito tempo, durante décadas, as plantas desenvolveram resistência a esses produtos químicos.

ANÚNCIO

“Algumas plantas chegam a ter resistência de até cinco herbicidas diferentes. Isso significa que não adianta nem você tentar misturar esses químicos para tentar matar as plantas, não vai funcionar”, alertou Coutinho Filho.

Solução brasileira diminui emissões de carbono 

É aqui que se destacou a solução do Grupo Zasso AG, que pode reduzir a zero a utilização de herbicidas, bem como com a eliminação detalhada das raízes das ervas daninhas. O equipamento foi instalado de forma que uma descarga elétrica controlada ocorre seguramente para plantas e pessoas.

A tecnologia brasileira foi revelada no evento setorial Zero Summit 2020, realizado em São Paulo, com uma programação composta por aprendizagens sobre um futuro zero emissões de carbono para um desenvolvimento mais sustentável. A criação da empresa brasileira visa as duas metas do festival.

Produção verde pode se tornar uma tendência no mercado

Coutinho Filho destacou que essa não é uma tecnologia do futuro, que já está disponível e pode ser usada. A empresa se prepara para lançamentos nos próximos anos, mas disse que irá também desenvolver soluções para grandes lavouras, como soja e cana-de-açúcar.

Segundo o presidente, nos últimos dez anos o custo por essas tecnologias, que era lucrativo apenas na agricultura orgânica ou em casos muito especiais, agora se tornou viável para a produção de madeira, frutas e futuramente será para a agricultura como um todo.

ANÚNCIO