Busca por desaparecidos em Beirute se intensifica e hospitais entram em colapso

ANÚNCIO

O Ministério da Saúde do Líbano divulgou o relatório oficial atualizado do número de mortos e feridos em decorrência da explosão acontecida na zona portuário da capital Beirute. Segundo o documento pelo menos 145 pessoas foram vítimas fatais, enquanto 5 mil ficaram feridas pelo incêndio e mais diversas continuam desaparecidas.

Equipes de resgate do país prosseguem fazendo procuras no local. Familiares cobertos de sangue ocuparam o local após a tragédia, desesperados gritando pelo nome de conhecidos na tentativa de encontrar respostas.

ANÚNCIO

As autoridades do país notificaram as causas da tragédia, alegando que foi ocasionada por um incêndio ocasionado pelo armazenamento de nitrato de amônio em grande quantidade na zona portuária da capital libanesa. Mas, a comunidade internacional ainda enxerga o incidente com incertezas.

Busca por desaparecidos em Beirute se intensifica e hospitais entram em colapso na tentativa de atender a todos os feridos
Fonte: Reprodução/internet

Na última terça-feira (4) a capital do Líbano, Beirute foi arrasada pela mega explosão originada pelo composto químico nitrato de amônio que estava sendo armazenado em um depósito da Zona Portuária do país. Essa é a informação divulgada pelo governo do Líbano.

O local era responsável por abrigar grande quantidade da substância Nitrato de Amônio, produto usualmente utilizado para a fabricação de explosivos.

ANÚNCIO

A percepção da explosão alcançou a distância de 240 Km, podendo ser sentida em regiões vizinhas. Hamad Hassan que está a frente do Ministério da Saúde do país, reconheceu que a capital não está preparada para atender em seus hospitais a tantos feridos. Por isso, as vítimas estão sendo transferidas para unidades de atendimento em todo o país.

Dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas

O acontecimento foi acompanhado por um onda de caos e desespero quando pessoas passaram a correr pela região cobertas de sangue à procura de parentes. Com a chegada do exército ao local, muitas desses familiares foram evacuados, principalmente porque poderia haver o risco de uma segunda explosão.

As buscas pelos desaparecidos se intensificaram nos últimos dias. Há grande preocupação com a situação de emergência que a nação enfrenta, de crise econômica. Hospitais da região anunciaram lotação e estão sobrecarregados devido ao atendimento simultâneo de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Chega ajuda a capital atingida

Mesmo com as dificuldades de logística, a ajuda internacional conseguiu chegar a região portuário da capital libanesa na quarta-feira (5). O ministro Hassan Diab fez um apelo para que países amigos enviassem ajuda a região afetada.

Nações estão se mobilizando para auxiliar com insumos médicos, enviado-os em aviões.  A ONU passou a mobilizar equipes médicas ao local e o envio de materiais, kits cirúrgicos e de traumatologia.

O Banco Mundial avalia planejamento para verificar danos e elaborar estratégia de reconstrução rápida, enquanto o Papa pediu orações a todas as vítimas e familiares destes e incentivou o auxílio internacional.

Nuvem de Cogumelo e as incertezas da causas da explosão

Ao que tudo indica a explosão e posterior incêndio teve como causa o estoque de 2.750 toneladas da substância Nitrato de Amônio na zona portuário do Líbano. Apesar da justificativa autoridades internacionais estão incertas quanto ao fato.

Busca por desaparecidos em Beirute se intensifica e hospitais entram em colapso na tentativa de atender a todos os feridos
Fonte: Reprodução/Internet

Imagens da grande explosão vieram a público e passaram a gerar dúvidas sobre a sua real causa.

Uma nuvem de Cogumelo, semelhante e com o mesma potencial de destruição da denotação de uma bomba atômica pode ser visualizada acarretando mais controvérsias e originando perguntas ao presidente Michel Aoun.

Os questionamentos foram sobretudo sobre a tão grande quantidade de material explosivo transportado até a região, causando mais tarde a explosão.

ANÚNCIO