Covid-19 – Como higienizar corretamente os alimentos

ANÚNCIO

Durante a pandemia do coronavírus, muitos cuidados estão sendo adotados como higienizar as mãos, não colocar as mãos nos olhos, no nariz e nem na boca entre outros.

As rotinas de compras das famílias já não são as mesmas, depois das compras mensais, a limpeza dos alimentos é crucial para evitar o contágio. Entretanto, são tantas formas de contaminação que é de extrema importância maximizar os cuidados. 

ANÚNCIO

A higienização de mercadorias é essencial para não trazer do mercado itens que possam estar contaminados. Porém, nessa tarefa exitem orientações de como higienizar corretamente

Covid-19 - Como higienizar corretamente os alimentos
Fonte: (Reprodução/Internet)

 

Veja como fazer a higienização correta dos alimentos.

ANÚNCIO

A higienização dos alimentos, passo a passo

 As mercadorias que estão expostas aos clientes, são objetos intermediadores do vírus pois ao ter contato com a mercadoria, uma pessoa contaminada pode deixar na mercadoria o vírus também. Portanto, ao trazer os itens do mercado para casa é necessário:

  • Higienizar as embalagens com água e sabão ou álcool 70% ou solução clorada;
  • Retirar legumes, verduras e frutas das sacolas e higienizar em água corrente ou deixar de molho em água sanitária de acordo com a recomendação do fabricante;
  • Limpar prateleiras da geladeira com álcool;
  • Armazenar os alimento dentro da geladeira em recipientes de plásticos com tampa ou em sacos fechados;

“A higienização dos alimentos, porém, deve ser realizada sempre com o objetivo de reduzir o risco de contaminação no momento da manipulação do que se come”, explica Thais Manfrinato Miola, Supervisora de Nutrição Clínica do A.C.Camargo Cancer. A clínica da nutricionista também gravou um vídeo de como higienizar os alimento passo a passo.

 

Medidas para evitar a contaminação

O Sars-Cov-19 é um vírus de altamente contagioso, e sua contaminação se propaga facilmente e as formas de higienização estão cada vez mais diversificadas. O principal ponto é a higienização das mãos antes de tocar nos olhos, boca e nariz. 

Mesmo que o isolamento social tenha acabado em alguns países, no Brasil isso ainda não ocorreu. Portanto, a melhor forma de evitar o vírus, é mantendo-se dentro de casa e assim evitar o contato com pessoas infectadas.  

Contudo, sabemos que essa não é a realidade para muitos. A melhor opção a se fazer nesses casos, é levar álcool em gel no bolso e fazer o uso de máscaras.

Vacinas, tratamento e remédios

Série de testes em laboratórios e até em humanos já vem sendo realizados. A procura por um tratamento ou vacina para o coronavírus tem acontecido ao redor do mundo. No Brasil, estudos para tratamento da Covid-19 também já estão sendo realizados. 

ANÚNCIO