Brasil autoriza a entrada de estrangeiros sem restrições nos aeroportos

ANÚNCIO

No final de setembro o Brasil autorizou a entrada de estrangeiros no território nacional sem nenhum tipo de restrição ou medidas destinadas a turistas e visitantes do exterior. A tensão é que a decisão pode influenciar no surgimento de novos casos de Covid-19 no país. 

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o ideal é adotar regras como apresentação de comprovação negativa de coronavírus ou uma quarentena obrigatória de 14 dias para quem viajar para outro país. 

ANÚNCIO

Dessa forma, o Brasil se tornou único país da América do Sul a não apresentar nenhuma medida restritiva, já que outros países têm aderido pelo menos algum tipo de restrição parcial ou total aos viajantes internacionais por via aérea, marítima ou terrestre. 

Brasil autoriza a entrada de estrangeiros sem restrições nos aeroportos
‘Fonte: (Reprodução/Internet) 

Países sul-americanos têm adotado restrições

Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela são os países sul-americanos que não tem permitido a entrada de estrangeiros não residentes no país, fronteiras permanecem fechadas desde o primeiro semestre deste ano. 

Em contrapartida, a Colômbia tem deixado suas fronteiras abertas para turistas e visitantes, mas eles devem seguir uma série de protocolos para ir ou ficar no país. Isto é, apresentar um teste molecular negativo para a Covid-19 realizado no prazo de 96 horas antes do embarque. 

ANÚNCIO

Além disso, é preciso preencher um formulário disponibilizado na plataforma do governo com 24h ou 1h antes do voo. Após isso, o viajante receberá um e-mail de autorização que deverá ser apresentado ao chegar na Colômbia. 

EUA proíbe entrada de brasileiros, mas garante suspensão de restrições 

Enquanto isso, o México e os EUA seguem as mesmas condutas do Brasil, permitindo a entrada e saída de viajantes sem restrições ou recomendações. Basta preencher um formulário de identificação de fatores de risco. 

Apesar da flexibilização do governo americano quanto a suspensão das restrições de voos, na prática o país não tem aceitado a entrada de viajantes brasileiros. Só pode entrar no país quem tiver cidadania americana, é residente permanente, ou tem familiares norte-americanos e outras especificidades.

ANÚNCIO