Anac autoriza utilizar drones para realizar entregas no Brasil

ANÚNCIO

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu autorização à empresa para a utilização de drones na entrega de produtos. Caso haja sucesso, o serviço de delivery pode ser realizado respeitando o isolamento social.

A companhia Speedbird foi a primeira a conquistar a autorização da Anac. O drone permitido para o transporte de produtos é o modelo DLV-1.

ANÚNCIO

Anac autoriza utilizar drones para realizar entregas no Brasil
Fonte: (Reprodução/Internet)

Período de testes

O experimento autorizado pela agência permite que a entrega seja realizada além da linha de visada visual. Isto significa que o operador não precisa ter contato visual com o dispositivo para dirigir-lo.

Os testes serão iniciados em Campinas, interior de São Paulo. O mês atual é o da previsão para que os drones comecem a funcionar e o experimento durará um ano.

O protocolo a ser seguido no período experimental é de que as entregas com o drone só podem ser feitas na distância de 2,5km do ponto em que a aeronave decola. Além disso, foi regrado pela Anac que as atividades só poderão acontecer somente pelo dia.

ANÚNCIO

Desse modo, a ideia é que os produtos sejam entregues num ponto de embarque, e que apenas as casas próximas a região poderão ter a entrega plena pelo dispositivo.

O modelo permitido é o DLV-1. O peso da aeronave é de 9kg e consegue suportar até 2kg. A velocidade que consegue atingir é de 32km/h.

Trâmites

Desde maio de 2019, a empresa SpeedBird entrou em contato com a ANAC. A priori, a companhia trouxe a opção do modelo e a maneira em que o procedimento seria feito. Em setembro, foi pedido à agência a autorização para que os testes fossem realizados.

Foi necessária para a emissão da autorização, todas as demonstrações de que o procedimento é seguro. O primeiro teste foi realizado junto com a ANAC em janeiro do ano atual, e a agência obrigou que alguns ajustes fossem feitos.

Em julho, depois de um novo teste com o acompanhamento da ANAC, a permissão pôde ser concebida por conta de que as normas de segurança foram atingidas.

ANÚNCIO