Wi-Fi se torna o novo símbolo de desigualdade social na educação

ANÚNCIO

Com a pandemia do novo coronavírus, estudantes do mundo inteiro tiveram que recorrer à migração das aulas, antes presenciais para as remotas. O acesso ao wi-fi se tornou mais um recurso didático, porém, o mais novo símbolo de desigualdade social.

O ensino online pode ter sido a salvação de uma camada social, mas também pode ter se tornado mais um empecilho de formação acadêmica, tendo em vista que nem todos os alunos possuem acesso à internet, principalmente os que moram nas periferias e em áreas rurais.

ANÚNCIO

Conforme a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem rede ativa de internet, em dados representa cerca de 46 milhões de brasileiros desconectados.

Wi-Fi se torna o novo símbolo de desigualdade social na educação
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Internet em regiões rurais e urbanas

Segundo dados do IBGE, 4,5% das pessoas em todo o país que não acessam à internet é devido à indisponibilidade do serviço em determinadas regiões. Ou seja, mesmo que queiram, não conseguem contratar um pacote de internet.

Como também, a pesquisa TIC Domicílios de 2019 apontava que 43% dos domicílios urbanos brasileiros e apenas 18% dos rurais tinham computador em casa.  E em relação à falta de conexão com a internet em casa, os percentuais sobem para 75% em lares urbanos e 51% em lares rurais.

ANÚNCIO

Portanto, a localização geográfica acaba influenciando nos estudos dos alunos que ainda desejam completar o ano letivo em 2020. Além disso, a escassez dos conteúdos escolares e a falta de motivação ao realizar as atividades remotas só reverbera o problema em si.

Evasão escolar é mais uma consequência da inacessibilidade

Embora no atual momento esses dados estejam desatualizados, por ainda não haver uma pesquisa recente, em compensação, o déficit tecnológico já vem sendo notado anos atrás, e tem sido mais evidenciado com os problemas econômicos e sociais resultantes da pandemia.

A pesquisa de julho, do Datafolha para as fundações Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures com pais ou responsáveis de 1.556 estudantes de escolas públicas do Brasil, indicou a preocupação dos pais com as possíveis chances de evasão escolar dos seus filhos.

Os motivos apontados por eles são as contestações dos filhos sobre a inacessibilidade e a dificuldade de manter uma rotina de estudos online.

ANÚNCIO