Pandemia: Itália é exceção na Europa com segunda onda de Covid-19

ANÚNCIO

A Itália é um país de exceção na Europa por estar conseguindo conter a segunda onda de contágios da Covid-19 neste segundo semestre de 2020. Em março ela era o epicentro da doença no continente europeu. 

Quando era o epicentro, a Itália decretou estado de emergência pelo incontrolável número de contágios e mortes, tornando o sistema de saúde colapsado. Porém, seu cenário aparenta estar bem menos negativo com números relativamente baixos. Ao contrário da Espanha, que tem enfrentado a segunda onda com um número alto de infecções e óbitos. 

ANÚNCIO

Os dados mais recentes do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), informaram incidência acumulada de 33,5 na Itália, em 14 dias. Enquanto na Espanha, o número é quase dez vezes maior, registrando 300,5. A taxa de mortalidade baseada em 1 milhão de habitantes, nas últimas 2 semanas foi de 2,6 na Itália e 22,9 na Espanha. 

Pandemia: Itália é exceção na Europa com segunda onda de Covid-19
Fonte: (Reprodução/Internet) 

Como a Itália tem evitado segunda onda

Com a pandemia sob controle na Itália, as autoridades do país ainda insistem em cautela e vigilância da população, para evitar uma segunda onda. Especialistas consultados pelo portal BBC News indicam que a situação atual se deve a uma série de restrições seguidas corretamente pelos italianos além das ações efetivas do governo em agir no momento certo.

Foram uma combinação de fatores evidenciados, como reabertura lenta e gradual das atividades econômicas, ampla testagem na população, rastreamento de pessoas que tiveram contato com infectados, medidas de segurança rígidas e disciplina individual de cada cidadão. 

ANÚNCIO

Mesmo assim, ainda está em vigor o estado de emergência como também a continuação restrita em alguns serviços. Como exemplo, os ônibus ainda adotam limites de ocupação e o uso de máscara ainda permanece obrigatório. 

Experiência de isolamento na Itália

O jornalista da BBC em Roma, Julián Miglierini, sobre sobre sua experiências durante todo o confinamento e o novo momento de estabilidade que o país enfrenta. Para ele e todos os italianos, o confinamento foi muito severo, além de ter durado por muito tempo, mas todos do país respeitaram. 

A responsabilidade com o momento vivido e a disciplina de cuidados durante a rotina foram adquiridas por um motivo claro, conforme disse o jornalista, a sociedade italiana não quer viver novamente o período mais difícil com Covid-19 que o país viveu em março.

E é por isso que todos estão seguindo ainda as medidas restritivas. E as autoridades ainda se mantêm atentas e dispostas para implementar qualquer outra regra caso o panorama da Itália mude. 

ANÚNCIO