Vespas assassinas – Após meses de tentativas, EUA conseguem capturar inseto

ANÚNCIO

Em dezembro de 2019, vespas gigantes, originárias da Ásia, foram vistas nos Estados Unidos, o que acendeu o alerta de apicultores, moradores e das instituições de segurança local.

O animal não apresenta ao ser humano, caso não seja incomodada. Porém, cientistas afirmam que a picada do inseto é extremamente dolorida, e, se recebida aos montes, pode levar até pessoas que não sejam alérgicas a morte.

ANÚNCIO

A boa notícia é que enfim cientistas estadunidenses conseguiram capturar o animal com uma de suas armadilhas. Essa foi a primeira a ser capturada de fato, as que haviam sido vistas anteriormente foram encontradas por acaso na natureza.

Vespas assassinas - após meses de tentativas, EUA conseguem capturar inseto
Fonte: (reprodução/internet)

Quer saber mais sobre as vespas assassinas? Fique aqui e confira tudo sobre a captura.

Vespa assassina capturada

Enfim os cientistas americanos conseguiram capturar a vespa gigante. A captura foi realizada em 14 de julho, mas a confirmação de que de fato era uma das vespas em questão só veio no dia 29.

ANÚNCIO

As armadilhas utilizadas para capturar o animal foram instaladas há meses, mas só agora surtiu efeito. Porém, isso é um bom sinal para os cientistas, que comprovam a eficácia da ferramenta.

Apicultores e moradores também estão sendo instruídos a montar armadilhas para capturar o animal, em uma tentativa evitar com que o inseto consiga se estabelecer em território americano.

Além disso, caso algum deles consiga apanhar uma vespa gigante, é recomendado que chame imediatamente as autoridades, para que a contenção do animal seja feito de maneira correta. Apesar dos riscos à vida humana, a maior das preocupações das autoridades com a invasão das vespas é com as abelhas.

Abelhas ameaçadas

Considerados os seres vivos mais importantes da terra, as abelhas sofrem sério risco de serem dizimadas caso a vespa assassina não seja detida. As vespas podem chegar a ter o triplo do tamanho das abelhas, e não hesitam em atacar suas colmeias.

Vespas assassinas - após meses de tentativas, EUA conseguem capturar inseto
Fonte: (reprodução/internet)

30 vespas podem destruir uma colmeia inteira. Isso prejudica não só a produção de mel, mas também, todo o ecossistema da região. As abelhas são responsáveis pelo processo de polinização, e diversos outros alimentos dependem disso para continuar serem produzidos, como mas maçãs, framboesas e cerejas.

Ecossistema vulnerável

O problema com as abelhas também resultaria em um ecossistema mais frágil, já que a fauna do local não está preparada para a chegada das vespas assassinas. Isso pode provocar um desequilíbrio ambiental enorme, por isso das diversas tentativas dos cientistas em conseguir conter o avanço da vespa em território estadunidense.

O período entre julho e agosto é mais vulnerável das vespas, já que estão a procura de um local para montar seus ninhos. Dessa maneira, será mais comum encontrar algumas delas vagando à procura, o que facilitaria a localização e a contenção do animal.

ANÚNCIO