Veja as principais tendências tecnológicas para 2021

ANÚNCIO

O 2021 como consequência de todos os problemas e soluções encontrados ao longo do ano anterior, promete a criação ou o aprimoramento de diversas tecnologias digitais. As mudanças estão previstas desde os serviços de transporte até o varejo.  

Além disso, o novo ano deverá ser desconfortável para os líderes das maiores empresas de tecnologia do mundo, isso porque as autoridades do setor estão ficando mais rígidas com a concorrência, que provavelmente se tornará um importante campo de batalha.

ANÚNCIO

Entretanto, se o leitor possui foco com a tecnologia mais próximo dos limites de casa ou do trabalho, ou caso seja apenas um curioso do assunto, talvez seja bom brindar ao novo ano, uma vez que para quem irá usufruir dos serviços, as vantagens serão inúmeras.

Veja as principais tendências tecnológicas para 2021
Fonte: (Reprodução/Internet)

Inovações aéreas focam em sustentabilidade

Devido à pandemia do coronavírus, várias companhias aéreas fecharam as portas em 2020. No entanto, o principal nome do setor garante que eles continuarão a se dedicar à pesquisa e ao desenvolvimento, principalmente na preparação para aeronaves que têm um impacto ambiental muito menor do que as aeronaves tradicionais.

Ainda em 2021, estão previstas inovadoras aeronaves elétricas desenvolvidas pela Rolls-Royce. A expectativa da empresa é que esta máquina elegante quebrará o recorde mundial de uma aeronave elétrica com velocidade de quase 500 Km por hora.

ANÚNCIO

Nova era no varejo

O ano de 2020 também foi um ponto de virada para os varejistas, em especial com a massiva migração de clientes para o ambiente online, devido ao isolamento social. Assim, o que tudo indica é que no futuro os trabalhadores possam exercer suas funções no misto de ambientes online e offline.

Expectativas da Amazon: lojas Go

Por exemplo, a Amazon tem planos de expandir em 2021 suas lojas Go, ou seja, lojas que não possuem pessoas trabalhando nos caixas de pagamento. Ao invés do habitual caixa, basta que os clientes peguem os produtos que desejam e simplesmente saiam da loja. 

Para evitar perdas, câmeras e sistemas de inteligência artificial rastreiam os itens removidos das prateleiras e garantem a cobrança dos pagamentos. Embora a empresa não tenha anunciado planos de expansão, há mais de 20 lojas operando nos Estados Unidos e a previsão é que a empresa comece a abrir lojas Go no Reino Unido em 2021.

Tecnologia para trabalhar em casa

Veja as principais tendências tecnológicas para 2021
Fonte: (Reprodução/Internet)

Segundo uma pesquisa da CCS Insights, mais da metade dos líderes de empresas da América do Norte e da Europa Ocidental preveem que pelo menos 25% de seus funcionários trabalharão parcialmente em casa. Em alguns casos as empresas desejam até a totalidade de seus funcionários, mesmo após a pandemia.

Algumas grandes empresas já se comprometeram com home office ou teletrabalho, o que torna esse interessante mercado para as empresas de tecnologia. Espera-se, por exemplo, o surgimento de mais e melhores ofertas de provedores de internet, além de outras ferramentas tecnológicas, como quadros brancos digitais.

“A segurança definitivamente está incluída em nossas previsões quando se trata de trabalhar em casa, e ela poderia ser parte de um pacote. Não apenas um serviço extra, mas talvez como um roteador à parte, um roteador com ferramentas de segurança embutidas, até mesmo assistência técnica”, afirma Marina Koytcheva, vice-presidente do setor de previsões da CCS Insights.

Transportes autônomos já são realidade nos EUA

Veja as principais tendências tecnológicas para 2021
Fonte: (Reprodução/Internet)

Nas ruas de Phoenix, EUA, mais de 300 carros se dirigem com tecnologia independente, buscando e deixando passageiros sem a presença de um motorista ao volante, chamado Waymo One. Ligado ao Google, o serviço lidera a corrida de carros independentes nos EUA e planeja expandir o serviço em 2021.

Mas o projeto já conta com rivais como a Cruise, da General Motors, a Lyft e a Auto X, que está liderando o caminho no segmento. Enquanto isso, a empresa Uber abandonou seu projeto de desenvolver seus próprios carros autônomos, vendendo sua divisão de veículos autônomos para a Aurora Technologies.

ANÚNCIO