Trabalho ou saúde: conheça o dilema dos trabalhadores na China

ANÚNCIO

Devido às suas longas jornadas de trabalho e horas extras, cada vez mais os chineses se vêem com pouco tempo restante para o lazer. Por isso, vários deles acabam “sacrificando” o seu horário de sono, a fim de ter o mínimo de cuidado com sua vida pessoal e social.

Essa forma de vingança geralmente é aplicada mais comumente pelos trabalhadores que se encontram no esquema 996. Isso significa dizer que essas pessoas trabalham das 9 às 9 horas, seis vezes na semana, por isso “esquema 996”.

ANÚNCIO

A essa compensação, os chineses chamam de “bàofùxìng áoyè”. Esta é uma espécie de “procrastinação de vingança da hora de dormir” em que as pessoas ficam acordadas até tarde adiando o sono para reivindicar um pouco de tempo para si, mesmo sabendo que isso pode prejudicar sua saúde.

Trabalho ou saúde: conheça o dilema dos trabalhadores na China
Fonte: reprodução/internet

O bàofùxìng áoyè

A jovem Emma Rao disse que este tipo de “vingança” é triste porque traz uma grande perda para a saúde, mas também oferece um pouco de liberdade. A origem do termo chinês ainda é incerta. A menção mais antiga encontrada foi em uma postagem de blog em novembro de 2018, mas pode haver menções anteriores. 

“(Fico) geralmente das 8h às 20h no escritório, são 22h quando chego em casa, janto e tomo banho, e provavelmente não vou só dormir e repetir a mesma rotina. Algumas horas de tempo pessoal é necessário para sobreviver”, respondeu o usuário de Twitter Kenneth Kwok em um tweet que ganhou 4,5 mil curtidas. 

ANÚNCIO

O que as pesquisas apontam

A pesquisa Philips Global Sleep de 2019 conduziu mais de 11.000 entrevistas em 12 países/regiões. Os resultados mostraram que 62% dos adultos pesquisados ​​alegaram ter um sono insuficiente. A maioria dorme em média 6,8 horas por dia, o que é menos do que as 8 horas recomendadas pelos especialistas.

Os especialistas há muito alertam que o tempo insuficiente de sono é uma epidemia de saúde pública global, mas continua negligenciada. As pessoas citaram várias razões para o sono de curta duração, incluindo estresse e ambiente familiar, mas 37% dos entrevistados atribuíram às rotinas no trabalho ou estudos.

Um relatório recente da State Broadcasting Corporation CCTV e do National Bureau of Statistics descobriu que um trabalhador chinês típico passa apenas 2,42 horas por dia sem trabalhar ou dormir, o que é insuficiente para ter uma vida social. Sem contar que esse tempo diminui a cada ano, na última pesquisa reduziu em 25 minutos.

Consequências dessa vingança

Embora eles possam odiar que o trabalho “comprima” seu tempo de lazer, reduzir o sono de fato não é a melhor medida de retaliação. Isso porque, o sono insuficiente, especialmente a falta de sono a longo prazo, pode causar muitos efeitos diversos e prejudiciais ao corpo e a mente. Normalmente, as pessoas sabem disso, mas ainda assim ficam acordados até tarde.

“Quanto menos sono, mais curta é a vida”, apontou o neurocientista Matthew Walker apontou sem rodeios no livro Por que dormimos – a nova ciência do sono e dos sonhos. 

ANÚNCIO