Usuários cobram a Netflix Brasil por mais acessibilidade para deficientes visuais

ANÚNCIO

Internautas estão cobrando a Netflix para adicionar audiodescrição em português em conteúdos de produções internacionais, em benefício dos deficientes visuais assinantes da plataforma. A tag #ImplementaADNetflixBrasil esteve recentemente entre os assuntos de relevância nas redes sociais.

O recurso de audiodescrição do serviço de streaming, está presente em 36 idiomas, entretanto acompanha o idioma original das obras e não sua tradução. Assim, estão ausentes mecanismos de acessibilidade em língua portuguesa ao público.

ANÚNCIO

A campanha engloba problemas específicos do serviço de assinatura quanto a implementação de políticas que favoreçam a diversidade. Essa não é a primeira vez que a Netflix recebe posts de mesmo cunho na internet.

Usuários cobram a Netflix Brasil por mais acessibilidade para deficientes visuais
Fonte: reprodução/internet

Internautas brasileiros, assinantes da plataforma Netflix lançaram recentemente uma campanha pedindo que o serviço de streaming adicione aos seus conteúdos, audiodescrição em língua portuguesa para os usuários com deficiência visual.

Semelhantemente ao ano passado em que posts sobre o assunto surgiram na web, retornam a aparecer em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, cobrando o compromisso de acessibilidade da empresa que se mostra muito favorável a estratégias de inclusão e diversidade cultural.

ANÚNCIO

A hashtag  #ImplementaADNetflixBrasil, ganhou adeptos principalmente no Twitter, onde foram expostos outros problemas de acesso a pessoas com alguma deficiência, isso é o caso dos surdos que em muitas produções não contam com legendas do tipo closed caption.

De acordo com uma pesquisa levantada pelo blog Vencer Limites, apenas 36 dos inúmeros conteúdos disponíveis na Netflix contém audiodescrição em português, sendo que grande parte está em seu idioma original, em sua maioria, inglês, demonstrando a limitação inclusiva para o público.

Acessibilidade para deficientes visuais e auditivos na Netflix

Uma grande ferramenta de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos está presente no serviço de streaming, ela permite que o espectador possa modificar a velocidade de transmissão de seus conteúdos, simplificadamente, seus filmes e séries poderão ser reproduzidos em 0,75 (velocidade baixa), 1.25, 1.5 (velocidades rápidas).

A funcionalidade poderia ser extremamente otimizada em conjunto com o serviço de audiodescrição.

ANÚNCIO